O sonho da cidadania europeia é uma constante para muitos brasileiros, principalmente considerando o nosso processo histórico, com a colonização e as grandes imigrações.
O chamado golpe da cidadania italiana é aplicado por assessorias falsas, que se aproveitam da ansiedade das pessoas em conseguir a cidadania italiana o mais breve possível.
1. Verifique a legitimidade da empresa. Procure saber se é uma empresa registrada no Brasil, como também se possui vínculo com alguma instituição italiana, como por exemplo a Câmara de Comércio Italiana (Italocam).
Sendo assim, veja algumas dicas para não cair em golpes da cidadania italiana:
2. A forma como a empresa se comunica diz muito sobre ela: preste atenção Conhecer o escritório da empresa pessoalmente e o assessor que lidará com o seu processo é um ponto importante para entender sobre a credibilidade.
3. Tenha senso crítico com relação às promessas feitas pela consultoria Se a assessoria promete um tempo muito menor do que o normal, isso significa que talvez o processo não esteja sendo realizado de forma legal.
4. Você precisa ter acesso a todos os documentos É comum que assessorias realizem a busca de documentos que ajudam o processo, entretanto, ela precisa disponibilizar a pasta de documentos para que você tenha acesso.
5. Questione sobre o contrato para permanência na Itália Consultorias migratórias reais costumam ter apartamentos próprios para hospedagem dos clientes ou, então, fazem contratos de aluguel no nome do cliente. Caso a hospedagem esteja muito distante dessa realidade, investigue e questione o contrato.
E então, quer saber mais sobre os golpes da cidadania italiana?
Confira tudo em nosso artigo completo sobre o assunto.