Por mais que a Itália seja o país dos vinhos, precisamos de algum aperitivo para acompanhar esse gosto tão peculiar.
Assim, vamos te apresentar os 5 pratos mais famosos da Itália que vão te dar água na boca. Vamos lá?
Tagliatelle al Ragú
O resto do mundo conhece como "espaguete à bolonhesa", mas estão todos errados! A massa fresca de Tagliatelle dourada é uma assinatura da região norte da Emilia Romagno, em particular a cidade de Bolonha – daí o erro.
Reza a lenda que o formato do tagliatelle foi inspirado no cabelo loiro encaracolado da temível e nobre italiana do século 16, Lucrezia Borgia.
Rigatoni alla Carbonara
Por ser uma refeição pesada e rica em proteínas, geralmente é servido no jantar. O rigatoni caseiro deve ser “al dente” para que o molho denso, rico em ovos, grude sem vazar no prato. O espaguete também pode ser usado, de preferência o tipo caseiro com superfície arenosa.
Trofie al Pesto
A palavra pesto significa literalmente “paixão” em genovês. Ele floresceu em 1800 com base em uma receita anterior e mais antiga feita com alho, chamada de “agliata”.
Prato típico de Gênova, a região era um centro de comércio de especiarias na Idade Média, quando o uso de ervas e flores para dar sabor aos alimentos se tornou comum.
Brodetto
A não ser que você tenha MUITA fome, não vale a pena pedir esse prato sozinho. O Brodetto é uma sopa de peixe de proporções gigantescas e é servido como um único prato principal. É uma refeição às avessas, típica de Vasto, na costa do Mar Adriático.
Baccalà alla Vicentina
Este prato é feito de peixe seco. Diz-se que ao saboreá-lo deve sentir-se na boca os peixes vivos ainda a nadar no oceano, um cenário que, admitimos, é ligeiramente apavorante. Contudo, vale saber que essa é uma receita inventada por mercadores de Vicenza nos anos 1500.
Nesse calor não poderíamos deixar de lado o famoso Gelato. Dizem que foi inspirado nos antigos sicilianos, que misturavam suco de frutas com neve do Monte Etna. Os sabores tradicionais são: nozes, limão, pistache, tangerina e outros mais.