A documentação já apresentada ao Consulado Italiano e ao Comune na Itália, em alguns consulados, fica arquivada na conhecida Pasta da Família. Mas como funciona para ter acesso a mesma? Tem algum valor diferenciado? Esses e outros detalhes sobre essa super facilidade proporcionada pelo consulado, você confere aqui nesse texto da Cidadania4u!
Possibilitando a reutilização das certidões, traduções e apostilas, a pasta de família traz uma grande economia financeira aos pleiteantes ao reconhecimento da cidadania italiana. Ao contrário do que se pensa, a pasta não influencia no tempo do processo da cidadania italiana, ok? Não existe uma fila especial, como é o caso das vagas para filhos diretos no Rio de Janeiro.
Aqui vamos esmiuçar como funciona a utilização do processo da pasta da família!
Cidadania Italiana por Casamento e Matrimônio: Descubra Tudo
Pasta da família: como fazer uso dos documentos
Bem, primeiramente deve-se saber onde seu familiar solicitou o reconhecimento da cidadania italiana. Se aqui no Brasil, qual foi o consulado italiano. Se foi na Itália, qual foi o Comune. É interessante também saber se a documentação apresentada vai ser útil ao processo. Além de qual complementação é necessária.
Por exemplo, se seu tio já fez o processo, você ainda assim terá de conseguir toda a documentação que comprove a linha de descendência que te liga ao antenato, compreende?
Nesse sentido, os benefícios de se utilizar a pasta seriam tão somente a economia financeira por não precisar arcar com a emissão de todas as certidões. Tampouco com as traduções ou apostilamento de Haia. Além disso, existe a economia do tempo de pesquisa e reunião de certidões.
Existem limitações?
Existem algumas sérias limitações. Por exemplo, se os documentos foram utilizados no Brasil em um dos Consulados italianos, eles não podem ser utilizados em um processo na Itália. Ocorre que, 90% dos documentos em pastas do consulado não são enviados para registro em Roma.
Você deverá pedir novas certidões. Bem como, traduzir e legalizar tudo de novo para fazer o processo na Itália. Isto é, caso os documentos não estejam registrados. Por isso é interessante realizar o processo no mesmo país onde o membro de sua família o fez.
Para o caso do seu parente ter feito o processo no Brasil, é necessário que você consulte os procedimentos dos Consulados. Já que eles costumam variar muito no decorrer do tempo. Assim como, de Consulado para Consulado.
No caso do processo da Itália, é necessário que seu parente seja irmão ou primo direto. Assim como, que você resida na mesma cidade na qual ele entrou com o processo de cidadania.
Além disso, é preciso apresentar uma autorização por escrito desse parente para poder utilizar os documentos dele. Como também, ter em mãos a data do processo de seu parente, número de registro e fim!
Se todos esses pontos forem cumpridos, você poderá entrar com o pedido de sua cidadania no Comune italiano!
Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos te ajudar. Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso! Clique abaixo:
Respostas de 107
Eu dei entrada no meu processo em 2006 no consulado do Rio de Janeiro e em 2016 fui chamada no consulado e concluir a minha Cidadania. A minha pergunta é : Tem muita gente da família agora querendo usar a minha pasta. O consulado autoriza mesmo sem a minha autorização? Ou e igual na Itália eles solicitam a autorização por escrito!?
Olá, Claudia!
Não precisa de autorização para utilizar a pasta da família no Consulado do Rio de Janeiro.
Que coisa feia… tá regulando a pasta. rs
Eu que estou correndo atrás de tudo, mas se usar a pasta eu nem ligo.
feia nada ,ninguem e obrifgado a passar documentos com custos gigantes de graça par a outros não , se vc quer fazer papel de boba ok
Ola tudo bem?
Eu e meu irmão tiramos a nossa cidadania na Itália em 2005 através da família do meu pai. Na época meus pais não puderam ir para lá, então eles não tem os documentos italianos.
Meu pai faleceu em 2017.
Pretendemos
Gostaria de saber se é possível ir com a minha mãe para lá tirar a cidadania dela, e se ela tem que ter a residencia lá tb.
Obrigada
Olá, Fernanda!
Vamos lá! Existem alguns cenários que envolvem o caso e vamos te explicar um por um, ta?
1 – Se sua mãe casou com seu pai antes de 27/04/1983 e seu pai já estava inscrito no AIRE ela pode apresentar no Consulado a certidão de nascimento em inteiro teor traduzida e apostilada, o formulário preenchido, e o pagar uma taxa. Segundo o Consulado Italiano de Belo Horizonte
2 – Caso sua mãe seja descendente de italianos ela pode fazer o processo aqui no Brasil, ou direto na Itália, sendo que neste último é necessário fixar residência.
3 – Se sua mãe não se encaixa em nenhum dos dois casos não será possível fazer o processo de cidadania italiana. Pois o processo por matrimônio para casamentos realizados depois de 1948 só é possível se o cônjuge italiano estiver vivo.
Há limitações de membros que possam utilizar a mesma pasta, por exemplo 8 pessoas entre irmãos e primos diretos?
Olá, Maria!
Normalmente não. O que pode mudar de consulado para consulado é a possibilidade de usar a pastar até um grau de parentesco específico.
Dei entrada na minha cidadania no consulado de POA, tenho uma irmã no RJ e outra em SC. Elas podem utilizar da minha pasta? Os consulados permitem isso?
Olá, Francieli!
Há aproveitamento de pasta no Consulado do Rio de Janeiro quando o processo da família é realizado neste consulado. 😀
Ela teria que morar no Rio Grande do Sul então para poder aproveitar minha pasta?
Boa noite, montei minha pasta em.sao paulo , queria saber se caso meus primos e irmao querer aproveitar para falicitar na montagem.da pasta deles , pode ser em.qualquer cartório?
Olá, Roger!
O Consulado de São Paulo não realiza aproveitamento de pasta, mas a vantagem de você já ter feito é que seus primos já sabem a localização dos documentos.
Olá , boa tarde. Eu fiz meu processo de cidadania na Itália em 2006, agora minha irmã esta querendo fazer a dela e provavelmente irá para Italia fazer o processo por lá. O que gostaria de saber é se , já tendo uma pasta familiar aberta, quais documentos ela tem que apresentar , e se com isso encurta o prazo para efetivamente sair a cidadania? terá que ser na mesma comune que eu fiz, ou pode ser e outra comune? Obrigada
Olá, Vanessa!
Existem comunes que aproveitam a pasta sim, porém não todas. Como ainda não trabalhamos com o processo de cidadania direto na Itália não conseguimos informar quais aceitam e quais não.
Boa tarde, minha situação é parecida com a da Vanessa, meu irmão fez o processo e concluiu a cidadania italiana na Itália em 2005, agora eu quero fazer o reconhecimento de minha cidadania na Itália e fazer residência na mesma região que ele fez, Chirignago (Zelarino),comune de Veneza.
Pergunta: 1º Posso fazer residência em outra cidade perto da onde foi feito originalmente? Exemplo: (Spinea) cidade vizinha muito próxima de Chirignago(Zelarino) que seja comune de Veneza? a entrada vou fazer no mesmo local de origem que meu irmão fez.
2º Posso fazer somente documentação minha e de meu Pai em inteiro Teor,traduzido e juramentado? pois todo processo já esta na pasta de meu irmão.
3º Para usar a pasta de meu irmão preciso ter autorização dele? Existe algum modelo de autorização? pode ser feito em português, traduzido para italiano,juramentado,apostilado e com cópia de passaporte e identidade? Seria isso?
Obrigado!!
Olá, Eduardo!
Você pode fixar residência em outro lugar, sim. Quanto à segunda e terceira pergunta sobre aproveitamento de pasta, é preciso entrar em contato diretamente com o comune, pois cada uma tem suas regras específicas.
Oi meu primo de segundo grau fez a cidadania italiana , a 20 anos atrás, através do mesmo familiar (tataravô) que eu preciso dos documentos. Estou com dificuldades de encontrar um documento relacionado ao meu tataravô. Já pedi para o consulado italiano de Porto Alegre me enviar uma cópia mas eles não podem me dar acesso a esta informação. Como posso acessar este documento? Obrigado.
Olá, Guilherme!
É possível fazer uma pesquisa para descobrir a localização desse documento. Nós temos esse serviço e podemos te ajudar! Vamos te enviar um email para conversarmos melhor, ta bom?
Está bem. Obrigado.
Bom dia, eu consigo dar entrada no processo pra mais de uma pessoa com o mesmo agendamento? No caso vou utilizar uma pasta no rio e quero reconhecer eu e minha mãe.
Olá, Viniciys!
Como ambos são maiores de idade, cada um precisa de um agendamento. O que dá pra fazer é sua mãe agendar o dela primeiro, apresentar os documentos. E depois disso, você agenda o seu pelo processo de filhos diretos que é mais rápido, e você só precisa levar os seus documentos.
A Prenota4u, empresa do mesmo grupo realiza esse serviço. A equipe irá te enviar um email com mais informações.
Olá fiz minha cidadania em 30/05/2017, meus irmão conseguem usar a pasta compartilhada se forem fazer a cidadania agora?
Olá, Dhouglas!
Depende de qual consulado te atende, e se seus irmãos vão fazer o processo nesse mesmo consulado. Nem todos fazem aproveitamento de pasta.
Vamos te enviar um email para entender melhor o seu caso e informamos mais.
Um primo do meu pai com quem não tenho contato tentou obter a cidadania há um tempo atrás, mas não sei se ele teve êxito. Como devo proceder para procurar a pasta da família? É só chegar no consulado e perguntar por ela? Ou preciso marcar uma hora?
Olá, Valentine!
O primeiro passo é verificar se o Consulado que irá te atender trabalha com aproveitamento de pasta. Se sim, você deve levar o comprovante de pagamento da taxa consular do seu último familiar que entregou os documentos. Lembrando que só é possível aproveitar pasta se for no mesmo consulado que o familiar.
Meus dois tios, irmãos do meu pai, já tiraram a cidadania italiana no rio de janeiro. Posso utilizar a pasta deles ?? No caso agora se eu agendar no consulado italiano só precisarei levar os documentos do meu pai e os meus ???
Olá, Vinicius!
Isso mesmo. O Consulado italiano do Rio de Janeiro faz aproveitamento de pasta da família. Basta no dia do seu agendamento você estar com o número da pasta e os documentos que faltavam para completar seu processo.
Boa tarde,
Minha tia e primos (filhos dela) entraram com processo de cidadania italiana pelo Consulado de SP e já obtiveram a mesma. Gostaria de saber se consigo reaproveitamento da pasta da família, ao menos acesso aos documentos para nova tradução (para não precisar correr atrás de toda a documentação novamente).
E, minha mãe ainda não possui cidadania, e está no mesmo edital de convocação que eu e minha irmã. É possível ela pedir como filho direto (meu avó, já falecido) tinha cidadania e em seguida eu e minha irmã solicitarmos como filhos diretos também?
Obrigada.
Obrigada.
Olá, Vitória!
O Consulado de São Paulo não realiza aproveitamento de pasta e também não é possível fazer o processo de filhos diretos lá. Mas como sua tia e primos já fizeram o processo você pode pegar com eles a localização dos documentos, que já adianta muito. E nós fazemos todo o restante. Nossa equipe irá entrar em contato com você via email.
Olá,
dei entrerà em 2009 no consulado italiano em São Paulo. Minha família já tem a pasta, precisarei apresentar o documento do ascendente italiano (meu bisavô) novamente? No caso eu não tenho, achei que poderia usar o da pasta dos irmão do meu avô.
Obrigada
Olá, Carla!
O Consulado de São Paulo não faz aproveitamento de pasta. A vantagem de sua família já ter feito o processo é que fica mais fácil para você localizar os documentos.
Oi tudo bem? Pode me dizer como faço para tirar o CNN? Estou reunindo os documentos para a cidadania italiana tenho todos os documentos do desde meu bisavo, até chegar meu pai. Só me falta a certidão de nascimento que foi em spresiano, em 1876. Como faço para tirar? obrigada. Vânia Barboni
Olá, Vania!
Nós podemos te ajudar com isso. 😀 Vamos entrar em contato com você via email para te explicar como funciona.
Olá, eu moro no Paraná e minha prima fez a cidadania dela pelo estado que ela mora, que é o Rio grande do sul. Eu consigo utilizar dessa pasta da família aqui no Paraná? Ou tenho que dar entrada pelo rio grande do sul? E isso é possível, dar entrada num consulado de um estado que vc não reside?
Olá, Felipe!
O processo de cidadania italiana deve ser feito onde você consegue comprovar residência. E só é possível aproveitar pasta da família se os processos forem feitos no mesmo consulado. No seu caso, quem te atende é o Consulado de Curitiba. A vantagem de sua prima já ter apresentado a documentação é que fica mais fácil para você localizá-los.
Olá, bom dia!
Sou neta de italiano, estou agendada no consulado italiano no Rj no dia 20 de agosto para levar os documenos. Sendo que meu irmao tambem está agendado, só que 1 mes antes de mim, ele levando todos os documenos primeiro do que eu , eu posso depois aproveitar esses docs que ele levou?? ou é melhor eu me garantir e tirar toda documentacao novamente?
muito obrigada!
Olá, Ananda!
O Consulado do Rio de Janeiro faz aproveitamento de pasta da família. Então você pode levar apenas o que estiver faltando para o seu processo. No seu agendamento é só informar o número da pasta e apresentar a sua documentação.
Bom dia! Meu pai é Italiano e temos uma pasta familiar no consulado do RJ. Meu irmão já fez pra ele e minha sobrinha e foi bem rápido. Quais documentos devo levar pra tirar minha cidadania e dos meus filhos? Uma observação: Nós sempre recebemos (eu e meu irmão) uma carta para votar nas eleições da Itália. Isso significa que já temos a cidadania? Seria o caso somente de tirar o passaporte meu e dos meus filhos? Não sei por onde começar e não quero agendar no consulado sem a documentação correta. Vocês poderiam me ajudar, por favor?
Olá, Renata!
Se você recebe correspondência italiana endereçada à você este é um indicativo que você já é cidadã italiana~e já pode emitir o seu passaporte. O que podemos fazer é uma verificação de AIRE para saber se seus filhos constam nos eu registro. Se eles forem menores de idade é necessário atualizar o seu Registro Civil, e eles recebem a cidadania automaticamente. Vamos entrar em contato via email com você para conversarmos e proceder da melhor maneira.
Olá ,
Tenho uma prima que já tirou cidadania no consulado italiano do Rio de Janeiro, e estou agendado par Outubro de2020 levar minha documentação para cidadania.
Para utilizar a mesma pasta que minha prima, preciso realizar algum procedimento antes, ou basta comparecer ao agendamento e informar na hora?
Olá, Miguel!
No dia do seu agendamento basta informar o número da pasta e o nome do ascendente italiano.
Olá, eu e uma tia minha de primeiro grau possuímos o mesmo antenato italiano, ela já conseguiu a cidadania italiana pelo consulado de Curitiba. a minha pergunta é: posso usar as certidões da pasta da família dela no consulado, preciso de alguma autorização dela? Obrigado.
Olá, Leonardo!
Infelizmente o Consulado de Curitiba não realiza aproveitamento de pasta.
Aqui no site do Consulado Italiano de Curitba. De acordo com a pergunta 27, eles indicam o aproveitamento da pasta, nao eh isso?
Olá Ivis
Sim, se você já possui a pasta da família no consulado, não será necessário apresentar novamente os documentos de antepassados em comum que já tenham sido apresentados por parentes no Consulado Geral do seu estado.
Olá. Tenho uma irmã com cidadania italiana e sobrinho também, é possível obter a cidadania através dela ou dele? obrigada
Olá, Monica!
Você também tem direito a fazer o processo sim. Se estiver se referindo ao aproveitamento de pasta, é possível fazer isso dependendo do consulado que te atende. Mas a facilidade da sua irmã já ter feito o processo é que fica mais fácil localizar os documentos.
Olá!
Eu estou na fila do consulado de Curitiba para a cidadania e a minha família toda fez a cidadania utilizando a pasta familiar. A minha pergunta é, quando eu for convocada, como comunico ao consulado que tem essa pasta da família, ou como tenho acesso a ela para anexar os meus documentos e concluir o processo? Entrei em contato com meus familiares que fizeram a cidadania neste consulado mas eles não têm mais o número de processo pois foi há quase 20 anos que a última pessoa fez a cidadania. Como posso proceder?
Obrigada!
Olá, Ester!
Recomendamos que envie um email para o consulado de Curitiba, solicitando o aproveitamento da pasta da sua família, e também como proceder para que isso seja feito.
Bom dia. Como São Paulo não reaproveita a pasta da familia, como teria que proceder para ter acesso aos documentos, necessito de ir aonde, apresentar quais documentos ou numero de processo anterior, poderiam me informar.
E aproveitando o contato, a vossa empresa faz esse processo por São Paulo e o tempo estimado por gentileza
No aguardo,
att
Rogerio
Olá, Rogerio!
O ideal é entrar em contato com os familiares que já fizeram o processo para conseguir a localização dos documentos. Quanto à emissão da documentação e todos os outros passos do processo nós podemos te ajudar.
O tempo do processo no Consulado de São Paulo dependerá se o seu será administrativo ou judicial. Trabalhamos com ambos. Vamos te enviar um email para conversarmos melhor 😀
Olá, minha família tem uma pasta no Consulado de Recife, alguns primos meus fizeram o processo por lá. Será que eu consigo aproveitar? Daria para pegar os documentos e dar entrada para a cidadania na própria Itália?
Olá Abel!
Se os documentos foram utilizados no Brasil em um dos Consulados italianos, eles não podem ser utilizados em um processo na Itália. Ocorre que, 90% dos documentos em pastas do consulado não são enviados à registro em Roma.
O consulado de Belo Horizonte faz aproveitamento de pasta?
Olá!
Faz sim!
Boa tarde.
Eu, meus pais e minhas irmãs fomos chamados para um entrevista na Embaixada da Itália em Brasília. Recebemos um único número para a entrevista, que está marcada na mesma data.
Como estamos nos apresentando ao mesmo tempo, fica a dúvida:
Teremos de providenciar – de maneira repetida – os documentos do nosso avô italiano e dos nossos pais?
Ou podemos, já que a linha linha genealógica é a mesma, utilizar uma única certidão de nascimento e de óbito do nosso avô, assim como as certidões de nascimento e de casamento dos nossos pais?
Olá Reinaldo!
Esse assunto é polêmico. Via de regra, uma cópia pra cada, mas como a Embaixada convocou os 03 para o mesmo dia, pode haver a possibilidade do aproveitamento. O mais ideal é encaminhar um e-mail pra Embaixada questionando sobre isso.
Olá, eu tenho um primo que fez a cidadania através do consulado de São Paulo. Eu não tenho esperança de usar a mesma pasta, porém seria possível consultar essa pasta para saber onde buscar as certidões?
Olá Leo!
É possível sim!
Minha irmã mais velha fez o processo de cidadania por ação judicial no tribunal de Roma porque nossa cidadania passa por nossa mãe e essa irmã era nascida antes de 48. O processo foi favorável e ela já é cidadã italiana. Agora eu, nascida em 61 gostaria de obter minha cidadania também. Preciso entrar com um processo judicial em Roma também ou consigo fazer aqui pelo consulado no Brasil?
Olá Bernadette!
Sim, o processo terá quer ser feito por via judicial também.
Bom dia, eu sou angolana, minha mãe também é .
Meu pai é italiano e por alguns conflitos entre eles acabei não ser registada com o nome do meu pai, minha irmã tratou a nacionalidade italiana com a ajuda do meu pai, para diminuir o peso de consciência, ele já não quis tratar a minha.
É possível eu adquirir a nacionalidade através da minha irmã, mesmo eu não tendo o sobrenome do meu pai?
Olá!
Tem direito à cidadania italiana quem é descendente de italiano ou casado no civil com alguém que tem a cidadania italiana reconhecida ou é italiano nato. Ou seja, só possível que você tenha a cidadania reconhecida, caso o seu antecedente seja italiano em linha reta. Então, só possível que você tenha a cidadania reconhecida pelo seu pai.
Há mais ou menos 6 anos tinha dado entrada no consulado,juntamente com primas e tias. Na data marcada para me apresentar não pude comparecer, problemas de saúde. Posso aproveitar os documentos traduzidos que já tenho para solicitar novamente?
Olá! Boa tarde. Você deve observar o prazo de validade das certidões de acordo com o procedimento escolhido para o reconhecimento da cidadania italiana. Caso opte por seguir via consulado italiano em São Paulo, o prazo de validade das certidões é de até 01 ano. Dessa forma, recomendamos que as certidões sejam atualizadas.
Bom dia, meu tio (irmão de minha mãe) realizou o processo de cidadania e o processo foi concluído com exito, minha duvida é, como devo proceder? Posso utilizar os mesmos documentos ou a pasta do processo?
Olá! Boa tarde. Você pode utilizar a pasta com as documentações.
Meus primos entram com pedido judicial de cidadania no tribunal de Roma. Eu estou na fila do consulado de Curitiba, será que consigo utilizar o processo deles…ou tenho que fazer toda a montagem das certidões. Outra pergunta se caso eu so achar o atestado de batismo na igreja e não consigo achar no cartorio a certidao de nascimento, o que devo fazer.
Olá! Boa tarde. O processo de cidadania judicial não pode aproveitar a pasta, entã você precisaria buscar seus documentos sem poder pegar os do seu primo. No caso das certidões, nós podemos fazer a busca delas para você! Me informe seu número de telefone com DDD e email, por gentileza, que um de nossos especialistas entrará em contato!
Olá!! Descobri que minha prima está tentando tirar a cidadania e já tem todos os documentos dos nossos antepassados. Posso dar a entrada junto com ela ou preciso tirar todas as documentações novamente?
Olá! Você pode usar da mesma pasta com os documentos ou fazer um processo judicial junto com ela.
Olá!
Minha tia é casada com italiano e tem cidadania. Minha mãe, como irmã, poderia tentar dar entrada na cidadania através disso e eu, em seguida, como filha? Não sei se o mesmo se aplica para esse tipo de cidadania que minha tia tem.
Olá Hanna!
Não, pois a cidadania da sua tia foi através do casamento, assim não é possível passar para um parente como a irmã por exemplo.
Olá, boa tarde.
Estou realizando o processo de reconhecimento de cidadania italiana pelo consulado de Belo Horizonte. Meus primos poderão utilizar estas mesmos documentos já usados pelo consulado? Existe alguma limitação de parentesco para o uso destes documentos?
Muito obrigado
Olá Diego!
Eles poderão usar sim 😀
Olá, tenho uma dúvida, reconheci minha cidadania em 2016 na Italia (Sicilia), meu irmão agora quer também fazer o processo, ele pode usar minha pasta? Devo entrar em contato com a Comune para me informar? Como proceder?
Obrigado
Ele pode usar a mesma documentação que você usou.
Boa tarde, minha tia de 1º grau retirou a cidadania a muitos anos no consulado do Rio de Janeiro. Eu posso solicitar a pasta para aproveitar a documentação até o meu avô? Como posso solicitar esta pasta no consulado do RJ?
Bom Dia: Há 25 anos fiz cidadania italiana pelo Consulado do Rio de Janeiro.Meses depois, chegamos a votar num plebiscito italiano bem como, obtivemos o meu Passaporte Italiano.Na renovação do meu Passaporte Italiano, o meu sobrenome veio errado e me disseram que teria problemas se comparar o meu passaporte brasileiro com o passaporte italiano. é verdade? Me disseram também que para retificar o nome tem que ser no COMUNE ITALIANO. É verdade?.Perguntamos também: Me disseram que a PASTA DA FAMÍLIA foi para ROMA em 1996 e já está arquivada há mais de 25 anos, e então, meus documentos brasileiros estão dentro desta PASTA DA FAMÍLIA, É POSSÍVEL RETIFCAR O NOME ERRADO NO PASSAPORTE ITALIANO. ?
Olá, Marco.
É possível retificar o nome ou sobrenome, mas cabe ao Comune aceitar ou não a mudança. O pedido pode ser feito por via administrativa, tanto na Itália, quanto no Consulado, com dia e horário agendado. É necessário enviar um e-mail ao Consulado com o requerimento anexado, indicando a alteração que deseja, as razões, o endereço no Brasil e cópia do Passaporte ou RG.É importante, no entanto, verificar qual o e-mail adequado para o recebimento do referido requerimento.
Bom dia. Acabo de ver a indicação essa empresa através do EURODICAS que eu sigo há muito tempo. Fico feliz que eles tenham fechado parceria com vcs, pois faz falta ter alguem de confiança para ajudar os descendentes de italiano.
Gostaria de fazer uma pergunta. Minha filha fez o reconhecimento da cidadania italiana direto na Italia, em 2018. Eu teria como aproveitar essa documentação aqui no consulado de Porto Alegre? E se a resposta for sim, preciso aguardar na fila normal (que eu ja estou desde 2018, porém a fila não anda) ou tem alguma fila diferente que eu possa ser atendida antes?
Desde já obrigada e sucesso para a parceria de vcs.
Raquel é possível aproveitar grande parte da documentação, mas precisamos avaliar seu caso individualmente. Por favor entre em contato conosco que vamos te ligar para saber mais sobre o seu caso. Fale com a gente pelo whatsApp por meio do nosso site!
BOM DIA MEU PRIMO IRMAO FEZ CIDADANIA ITALIANA EM ROMA, EU POSSO FAZER A MINHA POR AQUI E USAR A MESMA PASTA DA FAMILIA
Olá, Miguel.
Depende. Cada consulado ou Comune tem regras diferentes para o aproveitamento de pastas. O indicado é entrar em contato com o local que pretende fazer o seu reconhecimento e confirmar as exigências.
Abraço.
Olá ! Vamos ao meu caso. Meu avô tirou a cidadania dele no consulado de curitiba, olhando a emissão do passaporte no final dos anos 90 ou inicio dos anos 2000. Ele faleceu em 2017. Estou na fila de espera do mesmo consulado desde 2017, gostaria de saber se poderei utilizar a mesma pasta dele ? E como funciona ? Tenho toda a documentação dele, inclusive passaporte, correspondencias do consulado e tudo mais… Mas não tenho nenhum número do processo de cidadania dele.
Olá, Adrinao!
Existem Consulados que não aceitam o reaproveitamento de pasta, outros aceitam e não cobram validade de documentação. É algo bem variável, por isso é difícil encontrar informações exatas, pois elas não se aplicam em todos os casos. No caso do Consulado de Curitiba as pastas são aproveitadas, basta juntar a sua documentação até seu avô.
Se quiser ajuda em seu pedido nós oferecemos este serviço. 😉
Abraço!
Oi meu irmão fez a cidadania dele na comuna na Itália , eu teria que ir até lá para fazer a minha ou posso fazer do consulado ?
Olá, Beatriz!
Você pode fazer tanto aqui pelo Brasil quanto na Itália, contudo a diferença nos prazos é bastante grande. Aqui pelos Consulados, por exemplo, hoje (2022) o reconhecimento está levando em torno de 12 anos. Para que o reconhecimento seja mais rápido você pode optar por ir até a Itália ou ainda pelo processo judicial contra-filas.
Se quiser mais informações sobre as possibilidades nos informe seu e-mail ou telefone. Ou, se preferir, nos chame aqui no chat mesmo 😉
Abraço!
Boa tarde! Meu irmão fez o processo dele de cidadania italiana faz uns 3 anos, na Itália, eu poderia utilizar a pasta dele, fazendo o processo no mesmo comune que ele, diretamente na Itália? Vi que além das minhas certidões preciso de uma autorização dele por escrito, estou com dúvida sobre essa autorização poderiam me orientar sobre quais dados seriam necessários constar nessa autorização???
Obs: estou morando em Portugal e tenho interesse em me mudar para Itália, por isso gostaria de me tornar cidadã Obrigada
Olá, Gabriela.
Existem Comunes que não aceitam o reaproveitamento de pasta, outras aceitam e não cobram validade de documentação. É algo bem variável, por isso é difícil encontrar informações exatas, pois elas não se aplicam em todos os casos. O mais certo é entrar em contato diretamente com a Comune que você pretende realizar o seu reconhecimento e verificar a questão dos documentos e também da necessidade da autorização.
Se precisar de assessoria em seu pedido na Itália nós oferecemos também este serviço.
Abraço!
Boa noite, são tantas dúvidas rsrsrs
O filho da minha prima tem toda a documentação para solicitar a cidadania italiana (certidões, traduções e apostilações), ele tentou tirar a cidadania via comune na Itália, porém foi recusado por conta do nascimento do meu tio. As documentações datam de 2019, eu posso apresentar essa mesma documentação, incluindo as minhas certidões ao consulado de Curitiba? Eu li tanta coisa sobre, mas ninguém diz com exatidão a validade desses documentos. Ou posso usar ao menos as traduções e as apostilas?
Olá, Cristiane.
Existem Consulados que não aceitam o reaproveitamento de pasta, outros aceitam e não cobram validade de documentação. É algo bem variável, por isso é difícil encontrar informações exatas, pois elas não se aplicam em todos os casos. No caso do Consulado de Curitiba são aceitos os documentos de 2019, pois eles tanto aproveitam pastas, como não tem um prazo determinado de validade da documentação.
Se quiser ajuda em seu pedido podemos te ajudar 😉
Abraço!
Olá, muito obrigado pelo excelente artigo!
Uma dúvida, se um primo de terceiro grau conseguiu o reconhecimento via comune, posso usar a pasta dele? O antenato é o mesmo.
Desde já, agradeço a resposta!
Olá, Edmundo!
O aproveitamento de pastas é aceito em algumas Comunes, porém não em todas. O mais certo é entrar em contato diretamente com a Comune para confirmar quais as exigências do local.
Se precisar de ajuda no seu reconhecimento via Comune oferecemos este serviço 😉
Abraço!
Qual o procedimento para utilizar a pasta familiar do consulado do RJ? No dia da entrevista solicitamos, ou precisa fazer algo mais?
Olá, Marina.
Não precisa fazer nada, apenas informar o número da pasta, o nome do Dante Causa e o nome do parente que apresentou a pasta.
Olá, um primo de segundo grau tirou a cidadania via judicial. É possivel eu utilizar a documentação que ele usou?
São raros os processos que aceitam aproveitamento de pasta. Antes de tudo você precisa conferir se ambos dividem o mesmo parentesco italiano.
Olá,
Estou prestes a solicitar a cidadania Italiana com alguns primos porem, não pretendo colocar meus filhos neste momento (ambos menores de 13 anos). Para solicitar a cidadania de ambos, já estando na Itália tem algum empecilho ou ficaria mais caro ?
Olá,
A cidadania italiana passa para os filhos menores sem necessidade de um novo reconhecimento. Será necessário apenas alguns procedimentos para a inclusão deles depois que você tiver a sua reconhecida.
Se precisar de ajuda para essa etapa nós oferecemos esse serviço.
A minha Irmã mora na Itália e conseguiu a cidadania italiana pelo pai dela, somos filhos de pais diferentes posso tentar a minha cidadania pela dela
Olá, Lucas!
Infelizmente não, apenas se vocês compartilharem do mesmo ascendente ou se você residir na Itália ou se casar com um/uma italiano/a.
Eu e meu irmão, somos filhos da mesma mãe, porém de pais diferentes. Ele no ano passado, descobriu que era descendente de Italiano e já está finalizando o processo. Porém eu não tenho o direito, pois sou filho apenas da mesma mãe e não do pai, pois ele puxou a descendência por causa da Bisavô paterna. E a pergunta é! Após ele pegar a cidadania, ele pode me incluir de alguma forma, para que eu ou minha mãe possa conseguir a cidadania também.
Olá Guilherme, sou da Cidadania4u.
Se a sua mãe ainda for casada com o pai do seu irmão e ele iniciar o processo de cidadania italiana, sua mãe conseguirá solicitar a dela. Contudo, como a cidadania italiana por casamento é uma naturalização e você não partilha do mesmo pai que seu irmão (que possui direito à cidadania), você não consegue requerer a sua, infelizmente.
Olá, montamos uma pasta de documentos por volta de 2020 e usamos no consulado de Belo Horizonte em 2022. Existe validade para que outras pessoas possam usar a mesma pasta?
Olá, Alice! Entre em contato com um de nossos especialistas através do WhatsApp
Teremos o maior prazer em te ajudar! 🙂