Conseguir um visto permanente em Portugal para poder trabalhar, estudar e viver legalmente no país é o objetivo de muitos brasileiros que pretendem se mudar para a Europa em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida. Mas como funciona esse processo e quais são os documentos necessários?
Neste artigo, você encontra de forma prática e resumida as principais informações sobre o tema. Acompanhe!
Como morar permanentemente em Portugal?
Quando falamos em visto permanente em Portugal, na verdade, nos referimos à Autorização de Residência, um documento que dá permissão aos estrangeiros de viverem no país por alguns meses ou por quanto tempo quiserem, sem se preocupar com o vencimento do visto ou outras burocracias.
Para ficar em solo português “para sempre”, primeiramente você precisa solicitar a autorização temporária, que por sua vez, só é concedida quando a pessoa já tem um dos seguintes vistos:
- para estudante;
- para trabalho;
- visto de empreendedor;
- ou o Golden Visa.
Com um desses em mãos, você pode pedir a autorização temporária e quando o prazo dela estiver acabando — por exemplo, após 2 anos consecutivos em Portugal — você pode pedir a renovação por mais 1 ou 2 anos. Quando você completar no mínimo 5 anos morando legalmente no país, finalmente poderá solicitar a autorização permanente.
Existe uma forma mais fácil de morar em Portugal?
Se você achou os procedimentos acima muito burocráticos, fique sabendo que existe um método mais ágil: obter a cidadania portuguesa. Com esse documento, você se tornará um cidadão de Portugal, portanto terá os mesmos direitos e deveres que qualquer outro que tenha nascido no país.
Quem tem a cidadania não precisa tirar visto de estudante ou de trabalho, etc. Além disso, tem acesso a vários outros benefícios. Se você quiser saber mais sobre isso, leia o artigo da Cidadania4u sobre as vantagens do passaporte português.
Quais documentos são necessários para ter visto permanente em Portugal?
Para ter o visto permanente em Portugal (a Autorização de Residência), você precisará apresentar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) os seguintes documentos:
- 2 fotos 3×4;
- documento de identificação (passaporte);
- comprovante de renda;
- comprovante de moradia (do lugar onde você vai ficar em Portugal);
- autorização criminal;
- comprovante de que você está em dia com as obrigações fiscais e da segurança social;
- certificado de conhecimento da língua portuguesa.
Além disso, haverá uma taxa a pagar ao SEF de cerca de 220 euros.
Esperamos que essas informações sejam úteis para você dar início ao seu sonho de morar na Europa! Aproveite e baixe gratuitamente nosso Guia Completo de Cidadania Portuguesa para Brasileiros!