Já imaginou um visto para imigração que permite que jovens possam estudar e trabalhar na Itália por até 5 anos de forma facilitada?  

Se você se animou com a possibilidade, saiba que o recente projeto apresentado pelo deputado italiano Fabio Porta visa justamente isso: o incentivo a imigração de ítalo-brasileiros para o país da bota.  

Vale pontuar que, atualmente, a Itália passa por uma grande recessão demográfica, com uma redução considerável do número de habitantes nos últimos três anos.  

Assim, segundo Porta, o projeto de lei tem como objetivo combater esse declínio e evitar o despovoamento de determinadas áreas do país.  

Que tal saber mais detalhes do projeto de lei? 

Primeiramente, para obter o visto para imigração para a Itália, o interessado precisará ter ascendência italiana ou demonstrar uma forte ligação com o país.  

O descendente também não precisará ter a dupla cidadania italiana, já que a intenção de estudar ou trabalhar por lá será o principal fator a ser considerado.  

Agora, as pessoas que não possuem laços sanguíneos com a Itália precisarão apresentar um certificado de proficiência em italiano nível B1 para tirar o visto.  

Além disso, serão consideradas apenas as certificações dos Institutos de Cultura e das Câmaras de Comércio italiana no exterior.  

Benefícios do Visto 

O principal benefício do visto é possibilitar que descendentes de italiano, e que ainda não possuam a cidadania italiana, possam estudar e trabalhar na Itália por até 5 anos.  

Contudo, as famílias italianas que acolherão os jovens brasileiros serão beneficiadas com incentivos fiscais, com um maior apoio para residentes dos pequenos municípios.  

O visto dará acesso à Cidadania Italiana?  

Infelizmente, o visto para imigração de jovens ítalodescendentes não poderá ser considerado como um primeiro passo para a conquista da cidadania italiana.  

O visto terá um prazo de validade delimitado e que poderá, caso o estrangeiro tenha interesse, ser um caminho para a aplicação de um processo de residência permanente

Ou seja, quem deseja conquistar a dupla cidadania italiana terá que buscar as vias já estabelecidas para iniciar o processo.   

Como solicitar o visto?  

O visto ainda faz parte de um projeto de lei que precisa ser aprovado pelos parlamentares italianos, embora já tenha recebido o apoio oficial do Conselho Geral dos Italianos no Exterior.  

Visto para imigração para a Itália

Dessa maneira, ainda não há maiores detalhes do que será preciso para solicitar essa autorização de permanência, além dos requisitos citados aqui, como:  

  • Ser descendente de italiano;
  • Não possuir a cidadania italiana;  
  • Caso o estrangeiro não seja descendente, comprovar laços com a Itália (falar o idioma, por exemplo).  

Quais são as diferenças do visto para Cidadania Italiana?  

O visto para imigração de jovens ítalo-brasileiro delimita um tempo em que o estrangeiro poderá viver na Itália (5 anos).  

Por outro lado, a cidadania italiana permite que o seu portador possa morar, não só na Itália, mas em todos os países que fazem parte da União Europeia, sem limite algum de tempo. 

Além disso, a cidadania italiana garante ao estrangeiro acesso a todos os benefícios que a cidadania e o passaporte europeu oferecem, como:  

  • Acesso ao sistema de saúde e educação da Europa;  
  • Segurança;  
  • Direitos trabalhistas;  
  • A possibilidade de entrar em mais de 190 países sem visto.  

É importante ressaltar que o visto para jovens ítalo-brasileiros estudarem e trabalharem na Itália irá oferecer vantagens apenas dentro do país.  

Como tirar a Cidadania Italiana?  

Inicialmente, saiba que o processo para requerer a cidadania italiana tem muitas etapas e costuma ser um tanto quanto burocrático.  

A procura e a retificação da documentação precisa ser feita com o máximo de cuidado, para que o pedido não precise ser reestruturado diversas vezes.  

Dessa forma, a melhor forma de iniciar o pedido de cidadania italiana é conhecendo o seu caso e estudando a melhor estratégia e, assim, considerar ou não a ajuda de uma empresa especializada.  

Dito isso, o passo a passo para requerer a cidadania é mais ou menos assim:  

  • Saber se tem direito à cidadania;
  • Buscar os documentos;
  • Realizar as retificações, traduções e apostilamento dos documentos;
  • Solicitar a cidadania no Brasil ou na Itália.

Ou caso você queira ver um vídeo completo sobre o assunto, segue aqui:

Conquiste a Cidadania Italiana sem precisar sair de casa!

A Cidadania4u desburocratiza o seu processo e você acompanha cada etapa por meio do nosso aplicativo exclusivo. Ou seja, você conquista o seu sonho com 100% de transparência, segurança e do conforto do seu lar.

👉 Clique no banner logo abaixo e receba orçamento da sua cidadania em 2 minutos e diretamente no WhatsApp.