Você também não sabe se precisa de visto para ir a Londres? Bom, garanto que essa dúvida entre os brasileiros é muito mais comum do que parece! 😬
Até porque a capital da Inglaterra, além de ser um dos pontos turísticos global obrigatório em qualquer roteiro de viagem, é uma cidade muito visada por quem deseja fazer a vida na Europa.
Dessa forma, neste artigo, explico o que é necessário para visitar, morar ou apenas turistar por Londres de forma legal.
Nesse sentido, também comento se a cidadania italiana, portuguesa ou espanhola pode facilitar ou não a entrada de estrangeiros na terra da rainha.
Vem comigo!
Afinal, brasileiro precisa de visto para ir a Londres?
Respondendo à pergunta que não quer calar: Sim, para ir a Londres, brasileiros precisam de visto!
Contudo, essa pergunta é um pouco mais complexa de se responder e, quando se trata de ir para um país do Reino Unido, há casos e casos!
Então, para que você entenda de forma completa, vou explicar detalhadamente porque para ir à Inglaterra é necessário autorização legal.
O visto para Londres é mesmo obrigatório?
Como já mencionado, Londres é a capital da Inglaterra, que por sua vez está situada no Reino Unido.
Já o Reino Unido é um bloco econômico organizado por 4 países que são regidos pelo mesmo monarca: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
Dessa forma, por serem regidos pelo mesmo governo, as leis de imigração valem de forma igual para todos os países componentes do bloco.
Assim, a pergunta não é se “brasileiros precisam de visto para Londres”, mas sim se “brasileiros precisam de visto para o Reino Unido”.
Agora que essas questões legislativas que envolvem Londres já foram compreendidas, voltemos a pergunta que realmente importa:
Afinal, brasileiros precisam de visto para ir ao Reino Unido? 🤔
Se a ida para lá for motivada por meras questões turísticas e durar menos de 6 meses, na maioria das vezes, não é necessário visto!
Contudo, se a sua ida a Londres tiver uma causa mais específica, como estudar, trabalhar ou morar por lá, aí o VISTO É OBRIGATÓRIO.
Mais adiante, explico como funciona a questão dos vistos!
Quais os tipos de visto para Londres
Visto de turista
⚠️ Detalhe importante: o visto de turista só é obrigatório para brasileiros em duas situações específicas:
- Se o brasileiro tiver histórico criminal;
- Se o brasileiro já teve sua entrada na Inglaterra negada antes.
Assim, turistas do Brasil que se encaixam em algum desses dois perfis, devem preencher um formulário chamado de Standard Visa, que fica disponibilizado no site oficial do Reino Unido.
Por outro lado, brasileiros que não passam pela mesma situação e desejam ficar menos de 6 meses em Londres, devem apenas portar um passaporte válido.
Visto de trabalho
Já o visto para trabalhar em Londres possui diferentes opções que variam de acordo com o tempo de estadia do estrangeiro.
Por exemplo:
Se a ideia for trabalhar por menos de 6 meses, Londres disponibiliza condições especiais para o estrangeiro trabalhar por lá sem a necessidade de visto.
Agora, se o plano for ficar 6 meses ou mais, o visto é obrigatório e para emiti-lo é necessário cumprir alguns requisitos, como o de proficiência no idioma oficial do país.
Visto de estudo
O visto para estudar em Londres não foge a regra dos outros dois: também está completamente atrelado ao tempo que o estrangeiro pretende ficar por lá.
Mas de forma resumida, se o curso que o estrangeiro estiver matriculado durar 6 meses ou mais, há 3 categorias de visto:
- Short-term study visa (visto de estudos a curto prazo): ideal para estrangeiros que vão a Londres para fazer um curso de inglês de até 11 meses de duração;
- Study visa (visto de estudante): ideal para estrangeiros que buscam educação superior ou cursos de longa duração em Londres;
- Child student visa (visto de estudante infantil): ideal para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.
Tenho cidadania europeia, é preciso visto para morar em Londres?
Para responder a essa pergunta, temos que voltar lá em 2020, quando o Reino Unido decidiu não mais fazer parte da União Europeia.
Dessa forma, depois que o Brexit (nome que se dá à saída do Reino Unido da União Europeia) foi concluído, novas regras passaram a valer para os cidadãos europeus.
As principais foram:
Fim da livre circulação
Europeus do Reino Unido e da União Europeia não podem circular livremente entre os dois territórios.
Ou seja, quem possui a cidadania europeia também deve seguir as leis de imigração do Reino Unido e vice-versa.
Morar em Londres
Bom, as regras para entrar no país vale tanto para viagem, quanto para quem pretende fixar residência em Londres, por exemplo.
Contudo, a cidadania europeia garante algumas vantagens na hora de solicitar vistos específicos para Inglaterra, como o de estudo e trabalho.
De modo mais direto, cidadão de um país que faz parte da União Europeia ainda precisa tirar visto para morar em Londres, mas essa permissão de permanência é adquirida com mais facilidade quando solicitada ao Governo Britânico.
Outros benefícios da cidadania europeia
Além de facilitar a entrada na Inglaterra e nos outros países do Reino Unido, a cidadania europeia também garante uma série de benefícios e vantagens ao seu portador, como:
- Simplificação do processo de imigração para países europeus;
- Conferência de um nível extra de proteção burocrática e diplomática ao titular;
- Assegurando o direito de voto na Europa;
- Acesso simplificado à justiça europeia;
- Elegibilidade para participar em concursos públicos;
- Facilitação da busca por emprego e estabelecimento de empresas em toda a Europa;
- Abolição da necessidade de vistos especiais para entrar, viver e estudar no continente europeu;
- Facilitação da entrada em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, sem a necessidade de visto adicional, uma vez que o passaporte europeu é suficiente.
E só resta dizer: lá vou eu, Londres!
Agora você já sabe qual situação precisa de visto para ir a Londres ou para qualquer outra cidade da Inglaterra.
Por outro lado, viu também que a cidadania europeia é capaz de facilitar a sua entrada não só no Reino Unido, mas em vários outros países ao redor do mundo.
Então, que tal entrar em contato com os especialistas da Cidadania4u para começar a fazer parte de um mundo livre de fronteiras?