Alguns países exigem visto, outros não. Mas você sabe se precisa de visto para a Itália? Essa é a pergunta que responderemos hoje.
Nos últimos anos o número de pessoas que escolheram a Europa, mais especificamente a Itália, para se mudar ou simplesmente iniciar um tour pela União Europeia só aumentou.
Foi com esse pensamento que decidimos responder algumas perguntas que você pode se deparar ao montar seu guia de viagens. Continue a leitura para saber se brasileiros precisam ou não de visto para entrar na Itália!
Brasileiro precisa de visto para ir à Itália?
Se você não pretende passar mais de 90 dias na Itália, não. Contudo, se a sua visita se estender mais que esse período, você irá sim precisar de visto para continuar no país, além do Permesso di Soggiorno, uma permissão que o governo italiano concede a estrangeiros que decidem ficar no país.
O prazo de 90 dias vem da Zona de Schengen, um acordo feito entre países para conceder acesso a seus territórios. Ao todo 30 países assinaram o papel, dentre eles 26 participantes da União Europeia, a Itália inclusa. Por isso nós brasileiros conseguimos ficar por até 90 dias em solo italiano sem a necessidade de visto.
Acontece que a partir de 2025, os países da Zona de Schengen passarão a exigir uma permissão de viagem, o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). Isso quer dizer que independente da sua viagem ser a turismo ou negócio, você precisará ter essa autorização.
Mas não se sinta único. Além de nós, os cidadãos de Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Uruguai, México, Colômbia, Peru, Honduras, Chile, Paraguai, Guatemala, Panamá, Argentina e El Salvador também precisarão apresentar essa nova autorização exigida pelos países do Acordo de Schengen.
Apesar de ser especulado que o ETIAS entre em vigor ainda esse ano, rumores dizem que ainda não é um requisito obrigatório, mas que a estimativa é que seja exigido a partir de novembro deste ano.
O que brasileiro precisa para entrar na Itália?
Atualmente, brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália a turismo, apenas com o passaporte válido é possível permanecer no país por até 90 dias.
Contudo, a partir de 2025, turistas do Brasil precisarão do ETIAS, uma autorização obrigatória de viagem para Itália e demais países do Espaço Schengen.
Vale ressaltar que o ETIAS não é um visto, mesmo que a assinatura seja obrigatória, mas sim um sistema de isenção de vistos para Europa eletrônica.
Em contrapartida, brasileiros precisam de visto para entrar na Itália – e outros países do Velho Continente – apenas quando há a pretensão de permanecer no país por mais de 3 meses.
Precisa de visto para Itália?
Como mencionado anteriormente, brasileiros precisam de visto para entrar na Itália apenas se o seu tempo de permanência no país ultrapassar o prazo de 90 dias.
Ou seja, se a intenção for morar, estudar e/ou trabalhar no país, e o brasileiro não possuir uma dupla cidadania europeia, o visto de autorização é obrigatório.
Pode entrar na Itália sem visto?
Sim, brasileiros podem entrar na Itália sem visto, desde que a intenção seja apenas o turismo no país e com tempo limite de 3 meses (90 dias).
Ou seja, durante a estadia isenta de visto, não é permitido exercer nenhum tipo de atividade remunerada dentro do território italiano.
Contudo, caso a motivação do brasileiro de ir à Itália seja a realização de um curso de curta duração, por exemplo, não será necessário visto.
E preciso de visto para viajar para Itália?
Para viajar para Itália, brasileiros não precisam de visto, apenas seguir alguns requisitos básicos e portar os seguintes documentos:
- Ter um passaporte brasileiro válido;
- Comprovante de estadia;
- Passagem aérea com a data de volta marcada;
- Comprovar recursos financeiros para se manter no país durante o período da viagem.
ETIAS e o Espaço Schengen, entenda a relevância
Nos tópicos anteriores mencionei o ETIAS, uma autorização eletrônica que isenta brasileiros dos vistos para entrar em alguns países da Europa.
Criado pela União Europeia, a autorização entrará em vigor apenas em 2025, atendendo todas as necessidades de segurança e controle de imigração nos países membros do Espaço Schengen.
ETIAS Itália para Brasileiros
Brasileiros, devido ao acordo de reciprocidade entre Brasil e Itália, são isentos da emissão de vistos quando não há a intenção de imigração.
Por outro lado, a partir de 2025, será necessário a obtenção de uma autorização eletrônica para visitar alguns países da Europa, como:
- Itália
- Portugal
- Espanha
- França
- Suíça.
Como funciona a autorização ETIAS Itália
O ETIAS para brasileiros funciona da seguinte maneira: o ETIAS Itália cadastra as informações do turista e emite uma autorização de viagem de modo online.
Para isso, basta que o brasileiro preencha um formulário, que é disponibilizado no site oficial da autorização, e pagar uma taxa em euros.
O ETIAS é uma autorização que busca facilitar a viagem de turistas que desejam conhecer vários países da Europa.
Como preencher o formulário online do ETIAS Itália?
Para preencher o formulário do ETIAS, basta completar as seguintes informações:
- Nome
- Endereço
- Dados do passaporte brasileiro
- Local e data de nascimento
- Contato
- País de entrada na Europa
- Dados do meio de pagamento da taxa (cartão de crédito ou débito).
Turismo na Itália para brasileiros e ETIAS
O principal objetivo do ETIAS é tornar o turismo na Itália mais seguro, facilitando o cruzamento das fronteiras internas no bloco formado pelos países que compõem a União Europeia e o Espaço Schengen.
Além disso, essa isenção de visto italiano para brasileiros, pode ser uma forma de tornar a conquista da cidadania italiana mais prática, caso o requerente tenha que resolver trâmites na Itália durante o processo.
Finalidade do ETIAS
A autorização ETIAS é necessária para brasileiros que querem ir à Itália com finalidade de turismo, negócios ou trânsito.
Se a intenção for morar no País da Bota, é essencial entrar com um pedido de visto correspondente ao seu propósito por lá.
Quais países exigem o ETIAS?
Ao todo, 33 países irão exigir o ETIAS.
Países do Espaço Schengen:
- Áustria;
- Alemanha;
- Bélgica;
- Chéquia;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovénia;
- Espanha;
- Estónia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letónia;
- Lituânia;
- Liechtenstein;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polónia;
- Portugal;
- Suécia e Suíça.
Outros países:
- Bulgária;
- Chipre;
- San Marino;
- Vaticano;
- Mônaco; e
- Romênia.
Afinal, como morar na Itália?
Caso o brasileiro não tenha a cidadania italiana reconhecida, para morar na Itália será necessário tirar o Permesso di Soggiorno, visto que permite a residência legal em solo italiano.
Além disso, a solicitação desse documento deve ocorrer ainda nos primeiros 8 dias que o estrangeiro estiver na Itália.
Para solicitar, é só procurar uma agência da Poste Italiana (que são os correios do país), e pedir um kit Giallo.
Esse kit contém um envelope com os formulários e a lista da documentação necessária para solicitar o Permesso di Soggiorno.
A Itália aceita como residente estrangeiro que se enquadre em alguma das seguintes categorias:
- Estudante
- Trabalhador
- Investidor
- Aposentado.
Trabalhar na Itália, como conseguir?
Para trabalhar na Itália e, consequentemente, residir no país, é preciso ou ter uma cidadania europeia, como a italiana, ou tirar um visto de trabalho.
Contudo, para tirar o visto de trabalho na Itália é necessário, antes de tudo, ter uma oferta de emprego no país oficializada por meio de um contrato.
O visto deve ser solicitado ainda no Brasil, no Consulado que atenda à região do estrangeiro, com a apresentação do contrato de trabalho com a empresa italiana.
Como estudar na Itália?
Primeiramente, saiba que há duas formas de ingressar no sistema de ensino italiano: sendo um cidadão estrangeiro ou cidadão europeu.
Ter a cidadania italiana, ou de qualquer outro país da União Europeia, torna o ingresso ao sistema de ensino da Itália mais fácil.
Mas independente da nacionalidade do candidato, o primeiro passo para estudar na Itália é ficar atento ao calendário e os requisitos para entrar na universidade escolhida.
Geralmente as principais informações, como datas, documentos necessários para realizar a matrícula, entre outras coisas, são disponibilizadas nos sites oficiais das instituições.
E, como regra geral, o ano acadêmico italiano sempre começa entre o final de setembro e início de outubro.
Quais são os tipos de visto para Itália?
Além dos dois tipos de visto que já estamos acostumados, estudo e trabalho, a Itália possui uma lista um tanto diferente do que esperamos. Veja:
Os vistos são para:
- Atletas;
- Trabalhador independente de start-up;
- Jornalista;
- Pesquisador;
- Intercâmbio ou estágio;
- Trabalhador autônomo ((lavoro autonomo);
- Trabalhador com contrato (lavoro subordinado); e
- Trabalhador com papel corporativo.
Claro que ao solicitar o que mais atende às suas necessidades é possível que você encontre algumas dificuldades. Neste caso não há nada melhor do que olhar no site oficial do Consulado Italiano que te atende.
Por exemplo, no site oficial do Consulado Italiano de Recife constam outros vistos, como turismo, religioso e para trabalhos marítimos. Lá você conseguirá inclusive verificar quais os documentos necessários para emitir cada tipo de visto.
Veja a lista de todos os consulados italianos do Brasil:
- Consulado Italiano do Rio de janeiro;
- Consulado Italiano de São Paulo;
- Consulado Italiano de Curitiba;
- Consulado Italiano de Belo Horizonte;
- Consulado Italiano de Porto Alegre;
- Embaixada Italiana de Brasília.
Documentos gerais para emissão de visto para Itália
Falando neles, você deve sempre se atentar aos documentos necessários para a emissão do seu visto italiano. Cada consulado tende a ter sua própria lista, mas entre elas alguns documentos se destacam, sendo eles:
- 2 fotos 3X4 coloridas;
- Cópia autenticada do RG (ou outro documento com foto válido);
- Cópia autenticada do título de eleitor (se tiver) e cópia autenticada do comprovante de residência;
- Passaporte com validade mínima de 1 ano a partir da data de partida;
- Reserva do voo (a passagem comprada também é aceita);
- Pagamento da taxa consular;
O valor do visto não é fixo, ele varia a cada três meses. Como falamos, cada consulado possui sua própria burocracia para emissão de visto, então ao marcar viagem para a Itália se informe no site oficial da sua rede consular.
Quanto tempo demora para tirar o visto italiano?
Geralmente, ele é emitido um mês após a solicitação. Tudo vai depender de quão complicado foi o seu pedido, pois ele será analisado meticulosamente. Por exemplo, no caso de visto para estudante, o tempo para emissão é de 30 dias.
Agora, para vistos trabalhistas esse prazo vai depender de cada caso. Se você já possuir um contrato, não passará de 30 dias, também. Porém, se você for autônomo, esse prazo pode chegar a 120 dias de pura espera.
O que fazer quando chegar a Itália?
Com tudo pronto, chegou a hora da mudança! Ao chegar na Itália é importante que você peça seu Permesso di Soggiorno, uma permissão de permanência em solo italiano dada pelo governo local.
Infelizmente você não possui escolha entre conseguir ou não esse documento já que ele é uma obrigação imposta pelo governo italiano. Mas não se preocupe! Felizmente nós da Cidadania4u nos adiantamos e já fizemos um artigo especialmente para esse momento.
Se você quiser entender mais sobre o Permesso di Soggiorno, como emiti-lo, saber para que serve e quais são os tipos dessa permissão, leia nosso artigo na íntegra.
Ao chegar na Itália você também pode sentir a necessidade de algumas coisas básicas ao ser humano, como dirigir ou simplesmente conseguir alugar um lugar para ficar durante a sua estadia. Dirigir na Itália não é um desafio, diferente de conseguir alugar um apartamento no país da bota.
Mas não se desespere! A burocracia pode ser sua maior aliada. Para saber como alugar um imóvel na Itália clique no link abaixo:
Conquiste a cidadania italiana e faça da Europa o seu lar
Sair de casa e ir para outra cidade já é um desafio, fazer essa mudança para outro país é um ainda maior, mas a adrenalina e o sentimento de realização e liberdade são maiores.
Se você quiser entender mais sobre os países europeus, como conseguir trabalho na União Europeia, se tornar um cidadão europeu ou apenas gosta de fatos curiosos, nos siga nas redes sociais!
👉 Ou clique no banner logo abaixo e dê o primeiro passo para a conquista da sua cidadania europeia!