Está planejando uma viagem para a Europa e pretende visitar pontos turísticos da Itália? 🤔
Saiba que, além de uma culinária espetacular, o país da bota tem diversas paisagens incríveis e lugares imperdíveis.
Dessa maneira, a equipe de especialistas da Cidadania4u listou neste artigo alguns dos incríveis pontos turísticos da Itália que você não pode deixar de visitar quando estiver por lá.
Assim, seja para visitar de carro ou até mesmo a pé, o importante é aproveitar o que de melhor o país da bota tem a oferecer!
Conheça os principais pontos turísticos da Itália: do histórico ao paradisíaco!
Itália é o berço de uma das civilizações que mais marcaram a história do mundo: o Império Romano.
Portanto, locais, como o Coliseu, são monumentos icônicos que muitas pessoas desejam (e devem) conhecer.
Mas além da importância histórica, a Itália também possui pontos turísticos e cidades maravilhosas, elegantes, artísticas, modernas, paradisíacas e que valem muito a pena incluir no seu itinerário de viagem.
Logo abaixo, confira a lista que preparamos!
1. Coliseu de Roma
Um dos pontos turísticos da Itália mais emblemáticos é o Coliseu de Roma, símbolo do Império Romano e um dos monumentos mais famosos do mundo.
O Coliseu existe desde 72 d.C. e, por décadas, foi palco para a luta entre gladiadores.
Esse é um destino que não pode ficar de fora do seu itinerário.
Visitar as ruínas do Coliseu em Roma é uma experiência impressionante, tanto pela estrutura quanto pela história que representa.
2. Fontana di Trevi em Roma
A Fontana di Trevi é mais um dos pontos turísticos da Itália que mais recebem visitantes.
Inclusive, tornou-se uma tradição ir até o local e jogar uma moeda na água da fonte, pois, como diz a lenda, isso faz com que a pessoa retorne à cidade.
Além disso, o mito também diz que, se jogarem duas moedas, as pessoas vão se apaixonar por um italiano ou italiana e, se jogarem três, vão se casar com um nativo.
3. Praça de São Marcos de Veneza
A Praça de São Marcos, também chamada de Piazza San Marco, é um dos locais mais belos da Itália.
Localizada em Veneza, ela conta com construções históricas que você não pode deixar de visitar, como:
- a Basílica de São Marco;
- o Palazzo Ducale;
- a Torre do Relógio;
- e a Campinale―torre com os sinos da basílica.
Além disso, a região tem ótimos restaurantes e cafeterias, como o Café Florian, que foi construído no século 18 em estilo neobarroco e é repleto de obras de arte.
Assim, ao mesmo tempo em que você alimenta o corpo com as refeições da lanchonete, alimenta a mente com a beleza artística e cultural.
4. Piazza Duomo e Catedral Duomo em Milão
Milão é uma metrópole italiana com séculos de arte e cultura, por isso ela tem diversos pontos turísticos incríveis, como a Piazza Duomo, que é considerada uma das principais praças do país.
Lá ocorrem os diversos eventos e manifestações da cidade e é onde se encontra pontos como:
- a Catedral de Milão;
- o Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II;
- diversas lojas, bares, restaurantes com ótimos pratos italianos para provar.
5. Igreja Santa Maria delle Grazie
Também localizada em Milão, a igreja Santa Maria delle Grazie é outro ponto turístico da Itália que você deve conhecer, principalmente para apreciar a obra Última Ceia, de Leonardo da Vinci — um Patrimônio Mundial da UNESCO — e que está pintada lá.
Além da arte de Da Vinci, a Igreja é grandiosa e repleta de outras belas pinturas.
6. Torre inclinada de Pisa
Falar da Itália automaticamente leva as pessoas a pensarem também na Torre de Pisa, que é um dos lugares mais visitados do país.
Dessa maneira, comparecer ao local e tirar uma foto criativa com a torre inclinada ao fundo também se tornou uma tradição dos turistas.
Mas, além disso, se não tiver medo de altura, você ainda pode subir mais de 300 degraus e chegar até seu topo.
Por essas e outras razões, esse é um ponto turístico da Itália que você definitivamente não pode perder!
7. Casa de Julieta
A história de Romeu e Julieta é um clássico da literatura, portanto muitas pessoas procuram visitar a Casa de Julieta em Verona.
Assim, a residência onde ela “supostamente morava” é um dos pontos turísticos da Itália mais requisitados.
A sua localização é bem estratégica para quem está montando uma lista completa de lugares para ir, pois, também é possível adicionar a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori no itinerário.
Uma das curiosidades sobre este local é que há uma estátua de Julieta e diversos cartões/bilhetes deixados por casais apaixonados na casa.
E, de acordo com a famosa lenda italiana, se você deixar ali o seu bilhetinho, o amor florescerá.
8. Grande Canal
Veneza é uma região formada por ilhas, nas quais o acesso é feito por meio de pontes e canais.
Dessa forma, o mais conhecido é o “Grande Canal”, que é visitado por muitos turistas que desejam se locomover nas famosas gôndolas, o transporte mais comum na cidade.
9. Ilha da Sardenha
A Ilha da Sardenha é o lugar ideal para passar as férias de verão, já que a praia paradisíaca fica no mar mediterrâneo ocidental e atrai quem está em busca de um litoral com paisagens incríveis — além, é claro, da história que o local carrega, como boa parte de toda a Itália.
10. Fórum Romano
Como a primeira dica de visita deste artigo foi ao Coliseu, o Fórum Romano, automaticamente, também se torna uma excelente pedida, já que com um único ingresso é possível conhecer os dois monumentos.
Conhecido também como o “O Berço do Direito”, este famoso ponto turístico da Itália é considerado mais interessante que o próprio Coliseu.
11. Palatino
Já o Palatino é o monte mais famoso entre as 7 colinas que compõem a geografia da cidade eterna. E o que torna esse ponto turístico tão requisitado é a famosa lenda dos irmãos Rômulo e Remo, que usa o monte como cenário da narrativa.
Além de ser uns dos territórios mais antigos da capital italiana, o monte Palatino é recheado de acervos históricos a céu aberto e possui uma deslumbrante vista de Roma.
Atualmente, o local é composto apenas pelas ruínas das antigas construções romanas, onde é possível observar objetos e mobílias utilizados pela antiga civilização.
12. Pontes dos Suspiros
Responsável em ligar o Palazzo Ducale ao prédio da antiga prisão de Veneza, a Ponte dos Suspiros é um imperdível ponto turístico da Itália.
Segundo a lenda local, ao passarem pela ponte, os prisioneiros “suspiravam de tristeza” por estarem vendo o mundo pela última vez e por isso o monumento havia sido batizado assim.
Por outro lado, por mais que a história sobre a escolha do seu nome não seja tão encantadora, a estrutura e arquitetura do local costumam deixar os turistas boquiabertos.
13. Campanário de São Marcos
Também conhecida como Torre Veneziana, o Campanário de São Marcos atrai milhares de turistas todos os anos. E isso se deve ao fato de que o monumento, que fica na Piazza de San Marco, possui uma paisagem incrível da Itália.
Nesse sentido, o monumento, por ser extremamente alto, proporciona uma visão de 360.º da cidade de Veneza.
14. Galleria Vittorio Emanuele II
Responsável em unir a praça Duomo II à praça Scala, a Galleria Vittorio Emanuele II é parte central da grande galeria coberta de Milão.
O lugar é recheado de restaurantes e lojas, o que atrai muitos turistas que desejam bater pernas e fazer algumas compras.
Um dos fatos mais curiosos sobre esse local é que, apesar de ser enorme, toda sua estrutura foi construída em apenas 2 anos.
15. Teatro Scala
Em Milão, uma das melhores experiências para se ter durante uma visita é assistir um bom espetáculo artístico no famoso Teatro Scala.
Além de ser referência para o mundo das artes, a beleza arquitetônica desse lugar também tem o seu destaque: o edifício é composto por fachada para lá de espetacular e toda a sua estrutura segue o estilo neoclássico.
Caso não tenha nada em cartaz, também é possível realizar um passeio guiado para conhecer o museu que abriga uma boa parte da história do teatro.
16. Praça da Catedral de Pisa
Quando estiver pela Toscana, não deixe de visitar a Praça da Catedral de Pisa, lugar que também foi nomeado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Essa praça abriga não só o momento histórico conhecido como “Torre de Pisa” (já falamos dele aqui), mas também muitos outros pontos turísticos importantes.
Enfim, conhecer a Praça da Catedral de Pisa é um evento que não vai abandonar tão cedo a sua memória!
17. San Gimignano
Ainda em Toscana, a cidade de San Gimignano apresenta uma impressionante arquitetura da história italiana. Repleto de construções no estilo medieval, caminhar pelas ruas dessa cidade é como se transportar para um outro tempo.
Ou seja, San Gimignano é um LUGAR MÁGICO! Então, se você adora conhecer construções históricas e tirar muitas fotografias em cenários incríveis, esse ponto turístico italiano é o local perfeito para isso.
18. Piazza Brà
A Piazza Brà é uma famosa praça situada na cidade de Verona que abriga muitos e muitos pontos turísticos da Itália.
Além disso, o local é uma excelente pedida para quem deseja dar aquela leve relaxada curtindo um bom restaurante ou tomando um cafezinho esperto.
Assim, a Piazza Brà é parada obrigatória para todos os turistas!
19. Arena de Verona
A Arena de Verona é um dos pontos turísticos que fica situado na Piazza Brà.
Contudo, ele merece um destaque especial por causa do seu valor histórico. O antigo (mas conservado) anfiteatro foi palco para lutas entre gladiadores e para outros eventos do passado, assim como o Coliseu.
Atualmente, o local ainda é utilizado pelos italianos, mas apenas para algumas apresentações artísticas de dança, música e teatro.
20. Acquario di Génova
E para finalizar a nossa lista dos 20 pontos turísticos da Itália imperdíveis: o Acquario di Génova!
Situada na cidade de Génova, o aquário é um dos maiores do país e atrai diversos turistas diariamente.
Assim, dentre as principais atrações do mundo animal que animam o local estão os pinguins, tubarões e leões marinhos.
Dessa forma, o Acquario di Génova é uma excelente opção para quem vai viajar com a família inteira, pois é divertido para todas as idades.
E agora: partiu Itália!
A Itália é um verdadeiro tesouro para os amantes de viagens e oferece uma rica variedade de pontos turísticos que cativam a imaginação e encantam os sentidos, não é mesmo?
Ou seja, desde a grandiosidade do Coliseu em Roma, passando pela serena beleza dos canais de Veneza, até a deslumbrante paisagem da Costa Amalfitana, esse país realmente proporciona uma experiência única a cada passo!
Além disso, a herança cultural do local é amplamente evidente em lugares como a majestosa catedral de Florença, a arte renascentista de Florença e os sítios arqueológicos de Pompeia.
Já a gastronomia nem se fala: com suas tradicionais receitas de pizzas, massas e gelatos, mundialmente famosas, comer na Itália é uma experiência culinária incomparável.
Assim, a combinação irresistível de história, beleza natural e sabor que o país da bota possui, sempre irá encantar e inspirar os turistas de todo o mundo!
E caso você tenha o sonho de um dia se tornar um legítimo cidadão italiano para desfrutar dos benefícios que a dupla cidadania europeia pode proporcionar, conte com os serviços de consultoria da Cidadania4u!
Uma resposta