Nós já conversamos sobre alguns de nossos clientes que já finalizaram o processo de cidadania italiana, como a Família Zanella e outros. Hoje, nós trouxemos mais um deles para que você possa acompanhar essa caminhada até o sonho da dupla cidadania, afinal, quem não gosta de uma história?
Esperamos que você sinta o acolhimento na história do André, pois durante a entrevista nós sentimos o aconchego e tranquilidade em sua voz, e esperamos passar esse sentimento para você.
Vamos começar?
O gatilho para ir atrás da cidadania italiana
André, antes de ter toda a ideia de iniciar seu processo, já sabia que tinha ascendência italiana. Durante a entrevista ele nos contou que sua bisavó era de Pádua, o que não é um parentesco tão distante, e que tinha contato, mesmo que raso, com a família de lá.
O que realmente o motivou a iniciar seu processo de cidadania foi seu irmão mais novo, que ao aceitar uma vaga numa empresa europeia, teve a oportunidade de pleitear a cidadania italiana com tudo pago pela organização.
O problema foi que ele não conseguia inserir outras pessoas no processo, por estar mais adiantado nos trâmites burocráticos e ser um incentivo trabalhista, não pessoal. Com isso, André finalmente decidiu começar a sua vida como cidadão italiano.
“[…] isso impulsionou bastante o desejo de reconhecer a cidadania, porque até já tinha a certidão de nascimento do meu pai transcrita.”
Hoje, com um ano e meio de processo, André já possui residência fixa na Itália, e até já pediu sua carteira de identidade italiana. Seu outro irmão, esse mais velho, já está mais avançado no processo: está na fase do AIRE.
Como conheceu a Cidadania4u
Buscando a comodidade de ficar no Brasil para realizar o processo e por estar no ápice da pandemia, André viu a Cidadania4u como a única maneira de conseguir reconhecer sua cidadania.
“Recebi a Cidadania4u como a indicação de um amigo meu, um grande amigo meu. E aí eu comecei a entrar em contato com vocês.”
Uma das coisas que chamou a atenção do André quanto a nós, foi que “proporcionalmente o custo vale muito a pena, incluir outras pessoas da família… todo mundo foi beneficiado”, disse na entrevista.
O processo
Diferente de alguns casos, nós da Cidadania4u começamos a fazer parte do processo de André desde o início. Uma de nossas especialistas da época, Carol Viana, atual líder técnica do time de Genealogia (time de pesquisas e buscas relacionadas aos seus antepassados), recebeu diversos elogios:
“A Carol fez um trabalho fantástico, assim, porque é um pouco pesado, né? De toda a documentação que tem que levantar… então assim, pra mim foi de cara uma experiência excelente.”
André, já ciente da demora no sistema burocrático, afirma que depois de protocolado o processo a audiência demora, e tá tudo bem! Não tem o que fazer e realmente é uma fase do processo. Também diz que se sentiu bem representado, principalmente levando em consideração as particularidades que apareceram no decorrer da sua jornada.
“Tive umas particularidades que o Anagrafe pediu, […] mas entrei em contato com o Dr. Giovanni e decidimos preparar os documentos. E é isso, tudo correu bem, você se sente bem amparado, especialmente nessas etapas de burocracia italiana.”
Diferenciais da Cidadania4u
Ao ser questionado sobre outras empresas e qual foi o motivo para nos escolher como a empresa responsável pelo seu processo, Andre respondeu:
“Vocês passam uma sensação de muita segurança, um ar bem técnico. Já fiz pré-contratos com outras empresas, e pude perceber que eles queriam tirar um pouquinho mais, e outras tentaram esconder algumas coisas, como se fosse para eu não entender, sabe?”
Esse é um dos comportamentos que nós da Cidadania4u não compactuamos. Aqui, nós possuímos o App4u, onde você possui acesso a todas as etapas do seu processo na palma da sua mão, no conforto da sua casa. O que também foi um dos motivos que fez com que André nos escolhesse:
“Vocês sempre foram muito transparentes desde a primeira reunião, me dando opções para reduzir os custos, ou mostrando outros caminhos que podem aumentar o processo. Explicaram também os caminhos nebulosos, e porque não trabalhavam daquela forma.”
Os benefícios do passaporte europeu
Se você nos acompanha há algum tempo, já deve saber que o passaporte italiano é um dos mais fortes do globo terrestre, sendo aceito por mais de 180 países. André já tinha uma opinião formada sobre o passaporte italiano:
“Eu entendo que na vida adulta, dentro do possível, você tem que estar com o passaporte válido. E de preferência com o visto americano, porque você nunca sabe se vai aparecer uma oportunidade ou não.”
E ainda continua:
“Eu sempre fui uma pessoa muito atenta a isso. Já tive situações em empresas que um colega estava sem o visto americano e perdeu a viagem. Eu sempre pensei que se eu tivesse o passaporte italiano seria mais fácil realizar esses trâmites.”
Para ele, o passaporte tem um valor quase palpável, financeiro. Ele pensa no passaporte como um investimento: você recebe uma oportunidade de emprego, viagem de negócios e ele precisa estar ali pra você.
No ponto de vista do André, ele viu no passaporte uma “oportunidade de, quem sabe, abrir uma empresa, aceitar outras oportunidades”.
Lutar pelo reconhecimento da sua cidadania italiana é lutar pela sua história
Histórias como a de André, Flávio e Carla são o que nos motiva a realizar ainda mais sonhos, e isso só é possível graças à confiança dada por todos eles, e outros que vocês ainda verão por aqui.
Se você, assim como o André, deseja realizar o reconhecimento da sua cidadania europeia, entre em contato conosco e experimente o melhor atendimento do Brasil.
Clique no banner abaixo e aproveite. Estamos te esperando!