O giro dos séculos não parece afetar alguns costumes, e hoje nós iremos provar isso. Até os dias atuais os jornais italianos não pararam de circular. O primeiro jornal impresso a percorrer as ruas italianas ainda existe!
Quer conhecer alguns dos principais jornais italianos? Continue a leitura!
Quais são os principais jornais italianos?
Na Itália o que não falta são meios de comunicação, principalmente impressos. Os assuntos são bem variados, tratando de economia, esportes, religião, assuntos locais e claro, os clássicos jornais nacionais.
O Top 10 dos jornais impressos na Itália é:
- La Gazzetta dello Sport. Principal jornal esportivo italiano, leva como principal característica a cor rosa em suas páginas.
- L’Avvenire. Abordando a temática religiosa, traz percepções católicas com notícias sobre a Igreja e o Papa.
- La Stampa. Jornal diário com sede em Turim, foi fundado em 1867.
- Il Messaggero. Com uma venda média diária de 75 mil exemplares, o jornal foi fundado em 1878 com sede em Roma.
- Il Resto del Carlino. Um dos jornais italianos mais antigos, ele ainda está em circulação. Fundado em 1885, em Bolonha, possui uma venda diária de 69 mil exemplares.
- Il Fato Quotidiano. Fundado em Roma, no ano de 2009, possui uma venda diária de 52 mil exemplares.
- Corriere dello Sport. Dedicado ao mundo dos esportes, foi fundido com o diário Stadio em 1948.
- Il Gazzettino. Principal jornal do nordeste italiano, faz parte dos jornais mais antigos da Itália. Fundado em 1887, em Veneza, possui uma venda diária de 50 mil exemplares.
- La Nazione. Jornal local para os florentinos, possui o título de jornal mais antigo da Itália.
- Dolomiten. O jornal mais importante publicado em Tirol do Sul, é divulgado em alemão e possui sede em Bolzano.
Veja também:
- Como é a Itália: descubra curiosidades que nunca imaginou
- Saiba TUDO sobre como morar na Itália nesse artigo
Qual o jornal mais importante da Itália?
Não é o jornal mais importante, são os jornais. Pois é, os italianos amam um jornal, e apesar de estarmos na era da tecnologia, o interesse pelo papel não deixou de ser alimentado durante os anos.
Hoje, o Top 3 Jornais mais impressos da Itália são:
- Corriere della Sera. Fundado em Milão, em 1876, era vendido pelo horário noturno, cerca das 21h da noite. Em média, são vendidos mais de 250 mil exemplares por dia.
- La Repubblica. Fundado em 1976 na cidade de Roma pelo Gruppo Editoriale L’Espresso. Sua venda média diária passa dos 150 mil exemplares.
- Il Sole 24 Ore. De propriedade da Confindustria, federação dos empregadores da Itália, foi fundado em 1965. A venda média diária chega aos 134 mil exemplares.
A tecnologia não venceu, ainda
Por mais que a variedade seja enorme e os meios de comunicação tenham se tornado mais globalizados e facilmente acessados na palma da mão, os italianos não conseguem largar a ânsia de ler e sentir o cheiro de tinta impressa no café da manhã (ou na janta, como vimos alguns jornais serem noturnos).
Além de ser um fato incrível, nos comove ao pensar que costumes de dois séculos atrás ainda existem e são praticados hoje em dia.
Contudo, estamos no Brasil, e apesar de também possuímos jornais impressos, se tiver o interesse de acompanhar fatos curiosos desse tipo, nos siga nas redes sociais!