“Agora sou cidadão europeu, posso abrir empresa lá for e fazer comércio”. Para Giuliano Rainatto, a cidadania italiana foi muito mais do que uma simples formalidade: foi uma oportunidade de abrir portas para o futuro – não só para ele, que está usufruindo de benefícios como empresário com o seu passaporte vermelho em mãos, mas também para os seus filhos.
Nascido em São Caetano do Sul (SP), Giuliano sempre teve uma vida pautada por suas raízes familiares. Em uma conversa com seu pai, ele soube que seus ancestrais tinham laços com a Itália. Seu bisavô, Lorenzo, imigrante italiano, foi a chave para um processo que logo transformaria Giuliano em um verdadeiro cidadão do mundo.
“Meu pai tirou da gaveta um envelope cheio de documentos antigos, dos meus avós e trisavós. Ele não sabia o que fazer com aquilo, mas para mim foi claro: ‘Eu sou cidadão europeu, posso usar isso a meu favor’. A partir daí, o processo começou”, conta Giuliano.
A jornada
À época, Giuliano optou por seguir com seu processo pela via administrativa. Mas não foi um processo simples. A viagem à Europa para residir na Itália, a busca por certidões e a burocracia da documentação exigiram paciência e esforço. No entanto, Giuliano estava determinado.
“A parte mais difícil foi a espera. As certidões demoraram mais de dois anos para saírem. E quando finalmente chegaram, eu não sabia como seguir com a transferência de endereço e a finalização do processo”, revela.
Foi aí que Giuliano percebeu que precisava de uma assessoria especializada para dar continuidade ao seu processo de cidadania e decidiu procurar ajuda profissional para regularizar o AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero), o registro dos italianos residentes no exterior.
Encontrando a Cidadania4u
Giuliano conheceu a Cidadania4u em uma pesquisa na internet. “Eu sou muito criterioso. Pesquisei sobre a empresa, vi as reclamações e avaliações. E quando entrei em contato com eles, senti confiança. A empresa era idônea, o processo era claro e, principalmente, a equipe estava disposta a me ajudar a finalizar tudo de forma rápida e eficiente”, explica.
Com o suporte da Cidadania4u, Giuliano conseguiu avançar rapidamente no processo.
Reconhecimento da dupla cidadania
“Eu estava no carro quando recebi a mensagem. Chorei muito, foi um misto de alívio e alegria. É uma sensação de conexão com seus antepassados, com sua história, com o que eles passaram. Eu liguei para o meu pai, ele chorou do outro lado da linha também. Depois, liguei para minha esposa, e ela também chorou. Foi um momento único”, conta.
Benefícios da cidadania italiana
Para Giuliano, ser cidadão europeu trouxe inúmeras vantagens. Ele pode viajar por toda a União Europeia sem a necessidade de visto, além de poder abrir empresas e realizar negócios em diversos países. “Eu recentemente fui para a China e, como cidadão europeu, não precisei de visto. O processo foi super simples. E isso é apenas uma das vantagens de ter um passaporte europeu. Ele me dá liberdade para fazer negócios, para viajar, para viver sem as barreiras que antes pareciam intransponíveis”, explica.
Legado
Mas, mais do que as vantagens práticas, a maior conquista de Giuliano foi o legado que ele agora pode deixar para os seus filhos. “Hoje, meus filhos têm um mundo inteiro à disposição. Eles podem estudar em qualquer lugar, morar onde quiserem, e não estão mais limitados à geografia ou à nacionalidade. Eles são cidadãos do mundo, como eu sempre sonhei. E isso não tem preço.”
Giuliano ainda reforça a importância desse legado para as futuras gerações. “Agora, eu olho para o Mateus e vejo nele a esperança da família, de levar essa história adiante. Ele é o futuro da nossa família, e com a cidadania europeia, ele tem um mundo de possibilidades à sua frente.”
A dica de Giuliano
Para quem está considerando iniciar o processo de cidadania, Giuliano aconselha: “Se você tem tempo e paciência, é possível fazer tudo sozinho. Mas, se você não tem esse tempo ou não conhece todos os detalhes do processo, é melhor contratar uma empresa que entenda do assunto. É um investimento que você faz uma vez na vida, e que pode abrir portas imensas para você e sua família.”
A jornada de Giuliano Rainatto mostra que, com paciência, pesquisa e o suporte certo, a cidadania europeia pode ser a chave para um futuro sem fronteiras. Se você também quer explorar as possibilidades que a cidadania europeia pode oferecer, a Cidadania4u é uma excelente parceira para te ajudar a realizar esse sonho.
A Cidadania4u te ajuda na realização da dupla cidadania
Faça parte dos mais de 45 mil brasileiros que já realizaram o sonho da dupla cidadania conosco.
👉 Clique no banner abaixo e descubra se você possui direito à cidadania europeia