👨‍🎓 Caro estudante, pensando em fazer intercâmbio na Espanha para dar aquele upgrade em seu currículo acadêmico?   

Então, chegou a hora de conhecer o passo a passo de como estudar em um dos países da Europa mais procurados pelos intercambistas do mundo inteiro!   

Seja para aprender o idioma local ou participar de cursos extracurriculares nas renomadas Universidades do país, saiba que a Espanha está de portas abertas, oferecendo diversas oportunidades aos estudantes estrangeiros.   

➡️ Segue aqui comigo, porque ao longo deste artigo falarei dos pormenores e dos requisitos básicos para que brasileiros possam participar de um intercâmbio por lá!   

Intercâmbio na Espanha: como fazer?   

Antes de entrar nos detalhes do que é preciso para fazer um intercâmbio na Espanha, vale mencionar o seguinte fato: as pessoas que possuem o passaporte do Brasil não precisam de visto para permanecer por até 90 dias nos países que fazem parte da União Europeia (UE) e do Espaço Schengen.   

E, para a alegria do estudante brasileiro, a Espanha faz parte tanto da UE, quanto do tratado de Schengen.   

Intercâmbio na Espanha

Ou seja, apenas com o passaporte válido, é possível ir para a Espanha e participar de cursos de idiomas ou até mesmo de aulas do ensino superior, mas que tenham duração máxima de 3 meses.   

Nesse caso, o estudante não precisa de visto ou nem mesmo comprovar matrícula em alguma instituição de ensino do país.   

Como já mencionado, o passaporte brasileiro com validade acima de 6 meses a partir da data de embarque e um comprovante de capacidade financeira para se manter por lá já são o suficiente.   

Então, se esse for o seu tipo de intercâmbio ideal, basta escolher qual curso irá realizar e planejar outros detalhes do intercâmbio, como a hospedagem, por exemplo.    

Acesse também:  Como comprar casas na Espanha? Entenda as regras e média de valores

Intercâmbio por mais de 90 dias   

Por outro lado, intercâmbio na Espanha por mais de 90 dias, as condições mudam um pouquinho para você, caro estudante brasileiro!   

Para a realização de cursos de espanhol ou de nível superior, que ultrapassam os 3 meses, tirar um visto de permanência se torna requisito obrigatório.   

Além da autorização de estadia, também é necessário que o estudante apresente o comprovante de aprovação em alguma instituição de ensino (ou comprovante de matrícula) da Espanha.   

Em resumo, os documentos obrigatórios são:   

  • Passaporte válido por até 6 meses a partir da data de embarque;   
  • Seguro-viagem;   
  • Comprovante de capacidade financeira para se manter no país durante a estadia;   
  • Comprovante de hospedagem ou alojamento.   

Intercâmbio na Espanha: tipos de cursos   

A Espanha oferta uma gama de cursos para os intercambistas, como: aulas de idiomas e cursos voltados para estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação.   

Dessa forma, os mais diversos perfis de estudantes podem se encaixar nos programas educacionais espanhóis.   

🗣️ Por exemplo, os cursos de idiomas são os mais procurados pelos estudantes estrangeiros, o que faz com que a Espanha tenha inúmeras escolas especializadas.   

Entre essas instituições, posso citar a Escuelas Oficiales de Idiomas (EOI), que fica situada em Madri e em outras cidades da Espanha.   

Em resumo, os EOI são centros de ensino financiados pelo governo e são voltados para o aprendizado de línguas estrangeiras e do espanhol. Além disso, estão 100 % abertos aos estudantes estrangeiros.   

Intercâmbio na Espanha: ensino médio e graduação   

Sim, alunos do ensino médio também podem fazer intercâmbio na Espanha para aprimorar seus estudos no espanhol ou até mesmo concluir o ensino médio.   

Nesse caso, recomendo que o jovem procure uma agência especializada em intercâmbios para achar o programa ideal, já que é necessário alinhar a grade curricular brasileira com o período letivo espanhol.    

Intercâmbio na Espanha

👩‍🏫 Agora, para quem deseja cursar parte da graduação ou fazer uma pós-graduação na Espanha, tenho uma boa notícia: o país possui 10 das 400 melhores Universidades do mundo, de acordo com o QS World University Rankings 2024.   

Acesse também:  Por que contratar uma Assessoria para Cidadania Espanhola?

Contudo, cada instituição possui seu próprio processo de admissão que, na maioria dos casos, são extremamente burocráticos, principalmente para brasileiros.   

Principais escolas de língua espanhola   

Se a sua intenção é fazer um intercâmbio na Espanha para desenvolver o espanhol, recomendo sempre procurar instituições credenciadas pelo Instituto Cervantes, como:   

  • Centro Luis Vives;   
  • Cádiz SIC;  
  • Aip Language Institute;  
  • Academia Hispánica;  
  • Bcn Languages;  
  • Don Quijote;  
  • Institute Hemingway  
  • Enforex;  
  • EF Escuela Internacional de Español;  
  • Speakeasy;  
  • Academia Contacto.  

Dessa maneira o seu aprendizado e desenvolvimento no espanhol é garantido e o tempo gasto e dinheiro investido não serão desperdiçados.  

Principais universidades da Espanha   

Que tal conhecer agora algumas das universidades mais prestigiadas da Espanha? Segue aqui:   

  • Universidade Complutense de Madri: maior universidade da região de Madri e oferece cursos em diversas áreas, como engenharia e artes.   
  • Universidade de Barcelona: instituição com foco em pesquisas científicas;   
  • Universidade de Valência: possui uma grande rede de cursos e oferta muitas vagas destinadas a estrangeiros;   
  • Universidade de Salamanca: destaca-se nos cursos de odontologia, história e educação física.   

Quanto custa fazer intercâmbio na Espanha? Preço e valores atualizados 2024   

Os valores para fazer intercâmbio na Espanha podem variar de acordo com a região, tempo de estadia, hospedagem e curso escolhido.   

Porém, em termos médios, posso afirmar que para estudar idiomas por lá, custa de R$ 4 mil a R$ 25 mil.   

Mas, vale lembrar que há outros gastos que devem ser considerados durante o intercâmbio, como alimentação, lazer e outras coisas da vida cotidiana.   

Além do próprio custo de vida na Espanha, é claro!   

Como estudar na Espanha sem visto   

Antes de te dar a MELHOR DICA de como estudar não só na Espanha, mas em diversos países da Europa sem precisar de visto, temos que voltar um pouquinho ao passado.   

Devido à grande imigração nos séculos XVII, XVIII e XIX, milhares de europeus desembarcaram no Brasil e o elegeram como novo lar.   

Assim, atualmente, uma parcela considerável da população brasileira é descendente de europeus, como italianos, portugueses e espanhóis.  

Acesse também:  Os 5 costumes da Espanha que você precisa conhecer e todos os detalhes sobre a cultura do país  

E por isso possuem o direito de requerer a cidadania dos seus antepassados e, consequentemente, se tornar um cidadão da Europa.   

Dito isso, saiba que quem possui a cidadania europeia pode estudar, trabalhar e até mesmo morar em todos os países da União Europeia sem tirar nenhum tipo de autorização.   

E o melhor, a cidadania é uma herança que vai sendo passada de geração a geração.   

Ou seja, você, seus filhos, netos, bisnetos e todos os futuros descendentes poderão usufruir dos benefícios que o continente oferece.  

Então, você já sabe se tem direito à cidadania europeia? Ter um sobrenome europeu pode ser um forte indicativo, hein!   

Mas de toda forma, entre em contato com os especialistas da Cidadania4u e confirme a sua ascendência através de uma minuciosa pesquisa genealógica!  

Vantagens e benefícios da cidadania europeia   

  • Simplificação do processo de imigração para países como Itália, Portugal, Espanha e outros membros da União Europeia (UE).   
  • Proporciona uma camada adicional de proteção burocrática e diplomática aos titulares da cidadania europeia.   
  • Garante o direito de participar nas eleições europeias, exercendo o direito de voto na região.   
  • Possibilita o acesso aos tribunais europeus, reforçando a proteção legal.   
  • Elegibilidade para concorrer a concursos públicos em instituições europeias.   
  • Facilita a procura por oportunidades de emprego e a abertura de empresas em diversos países europeus.   
  • Dispensa a necessidade de obtenção de vistos especiais para entrada, residência e estudo na Europa.   
  • Simplifica a entrada em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, pois o passaporte europeu é suficiente, eliminando a exigência de vistos.  

¿Qué tal estudiar en España con ciudadanía europea?  

Caso ainda não conheça, saiba que a Cidadania4u é uma startup que tem como principal objetivo facilitar o acesso de brasileiros à cidadania de seus ancestrais.   

Se você tem ascendência europeia e ainda não sabe como iniciar o seu processo em busca da cidadania, conheça agora mesmo os nossos serviços de assessoria!  

Veja o vídeo a seguir:   

Não perca mais tempo! Clique no banner logo abaixo e dê o primeiro passo rumo à conquista da SUA cidadania europeia!