Você já se perguntou sobre o que é necessário para conseguir emprego em Portugal?
Nos últimos anos, muitos brasileiros partiram de mala e cuia para Europa, em busca de melhores oportunidades.
Atualmente, há quase 1,5 milhões de estrangeiros do Brasil vivendo pelo velho continente.
E Portugal, talvez por também ter o português como língua oficial, vem se tornando um dos grandes “points” europeus.
Só para ter uma breve ideia, um pouco mais de 360 mil brasileiros estão ganhando vida por lá.
🚨 Contudo, as coisas não são tão fáceis como parecem ser!
Se você pensa em ganhar a vida por lá, é recomendável começar a planejar a ida para o país com certa antecedência, o que inclui a árdua tarefa de procurar por trabalho, é claro.
Então, siga aqui comigo, porque este guia vai te ajudar a elaborar a melhor estratégia para que você conquiste seus sonhos nas terras lusitanas.
Existem empregos para brasileiros em Portugal?
Infelizmente, não é possível afirmar que há emprego para todos os brasileiros que desejam ir para Portugal.
Primeiramente, temos que levar em consideração alguns fatores: mesmo antes da pandemia, a taxa de desemprego e a inflação no país vem aumentando gradativamente.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística português, no último trimestre de 2023 a taxa de desemprego chegava a 6,6%, o que é considerada alta.
Dessa maneira, a cidade portuguesa onde o brasileiro irá residir, a área de trabalho e o grau de suas competências técnicas facilitarão a procura de trabalho em Portugal.
Mas, de forma resumida, não é tão simples assim conseguir emprego em Portugal, principalmente sendo estrangeiro.
Além do mercado português ser competitivo, as competências e experiências do candidato são levadas em consideração na hora da contratação.
Assim, quem possui maiores e melhores qualificações tem grandes chances de achar trabalho no país.
Tipos de empregos para brasileiros em Portugal
Por mais que Portugal esteja passando por uma crise na geração de empregos, o país ainda oferta trabalhos diversos, em muitas áreas de atuação.
Ou seja, estrangeiros podem conseguir empregos que exigem uma maior qualificação profissional, como nos setores da tecnologia, saúde, engenharia e financeiro.
Como também é possível conseguir trabalhos em áreas que não exigem uma qualificação profissional aprofundada, como em restaurantes, limpeza, serviços domésticos e construção civil.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, muitos brasileiros têm sido contratados por grandes multinacionais e empresas internacionais de grande porte que possuem sede em Portugal.
O que mais emprega em Portugal?
Ok, você deve estar se perguntando agora: diante de tantas opções, qual é o tipo de trabalho que mais emprega brasileiros em Portugal?
Bom, é claro que os trabalhos que não exigem uma qualificação técnica específica são os mais ofertados. Assim, serviços nas seguintes áreas são mais fáceis de ser encontrados nas terras lusitanas:
- Limpeza;
- Serviços domésticos;
- Restaurantes;
- Hotelaria;
- Serviços gerais;
- Construção civil.
Dentre os citados, vale dar um destaque a mais para os empregos gerados pelo setor hoteleiro.
Trabalhos em hoteis, hostel e alojamentos são bastante ofertados, além de serem uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar uma vida profissional em Portugal.
Agora, quando a procura é voltada para empregos que exigem maior especialização, Portugal vem se destacando nas seguintes áreas:
- Tecnologia da Informação;
- Turismo;
- Serviços Financeiros;
- Engenharia
- Administrativos;
- Marketing e Comunicação;
- Logística;
- Recursos Humanos.
O que é preciso para trabalhar em Portugal?
Para conseguir emprego em Portugal é preciso estar legalizado no país, o que implica em ter um visto ou uma autorização que permita a realização desse tipo de atividade.
Por outro lado, ter uma cidadania europeia, como a portuguesa ou italiana, é uma terceira alternativa (e a melhor) para quem deseja ganhar a vida por lá.
Isso porque, além da possibilidade de exercer atividade remunerada em diversos países da Europa, quem possui a dupla cidadania ainda pode usufruir de todos os benefícios que o continente oferece.
Documentos para trabalhar em Portugal
- Passaporte
Para entrar em Portugal — e na Europa — o passaporte é um documento indispensável.
Assim, realizar a sua emissão talvez seja o primeiro passo para planejar uma mudança para lá.
Mas atenção, o documento deve estar com os prazos de validade por mais de 3 meses após a data da volta.
- Vistos
Como já mencionado anteriormente, o estrangeiro precisa se legalizar para trabalhar em Portugal.
Dessa forma, o país disponibiliza alguns tipos de autorização, que atende as necessidades dos mais diversos profissionais.
Tipos de vistos para trabalhar em Portugal:
- Visto de trabalho em Portugal (D1);
- Startup Visa (para empreendedores);
- Golden Visa (para empreendedores);
- Visto para procurar emprego em Portugal.
Como tirar o visto de trabalho (D1) para Portugal?
O pedido do visto de trabalho para Portugal deve ser feito no Centro de Solicitação de Visto (VSF Global), ainda no Brasil e no centro mais próximo da residência do solicitante.
Para os estrangeiros que já estão no país, a solicitação da autorização de residência em Portugal para trabalho com dispensa de visto deve ser realizada na AIMA.
Requisitos para solicitar o visto de trabalho para Portugal:
- Ter um contrato de trabalho ou carta de promessa de trabalho;
- Não está ilegal na Europa;
- Não possuir antecedentes criminais.
Documentos para tirar o visto de trabalho para Portugal:
- Formulário de pedido devidamente preenchido;
- Fotos 3×4;
- Passaporte;
- Seguro viagem;
- Certidão de antecedentes criminais;
- Comprovante de renda ou meios de subsistência.
Trabalhar em Portugal com a cidadania europeia, é possível?
Se você tem ou pode requerer uma cidadania europeia — como a portuguesa, italiana ou espanhola — e conseguir emprego em Portugal, saiba que alcançar esse objetivo fica ainda mais fácil.
Isso porque o portador da cidadania não precisa de vistos ou autorizações para entrar no mercado de trabalho lusitano.
Já que a dupla cidadania garante os mesmos direitos dos cidadãos nascidos em Portugal ao estrangeiro.
Quer saber mais benefícios da cidadania europeia? Veja o vídeo a seguir:
É possível trabalhar em Portugal com o visto de turista?
Não é permitido trabalhar em Portugal apenas com o visto de turista, já que nenhuma empresa estabelecida no país está autorizada a contratar estrangeiros nessa situação.
Sites para conseguir emprego em Portugal para Brasileiros
O planejamento para trabalhar em Portugal deve começar ainda no Brasil, com a procura de um emprego.
Graças à internet, hoje temos acesso a diversos sites que se especializaram em facilitar essa etapa, divulgando excelentes vagas de empregos no país lusitano.
Entre os principais, posso citar:
Agência de emprego em Portugal para brasileiros
Bom, também não posso deixar de mencionar que há as agências de emprego em Portugal especializadas em estrangeiros brasileiros.
Esse tipo de serviço é ideal para quem não sabe por onde começar suas pesquisas e desejam maiores facilidades com os recursos humanos e candidaturas às vagas.
Principais agências:
Currículo adaptado para Portugal
Para se candidatar a uma vaga de trabalho em Portugal também é muito importante montar um currículo de acordo com os padrões exigidos pelo mercado de lá.
Hoje em dia, diversos sites oferecem modelos prontos de currículo, necessitando apenas que o candidato coloque suas informações.
O modelo de CV exigido em Portugal é conhecido como Europass, que tem como objetivo aumentar a transparência da qualificação e mobilidade geográfica e profissional.
A boa notícia é que no site oficial do Europass, os elementos que devem ter em currículo para Portugal e outros países que fazem parte da União Europeia são sinalizados.
Quanto ganha um brasileiro em Portugal?
Dizer quanto um brasileiro ganha em Portugal não é tão simples, já que essa questão varia de trabalhador para trabalhador.
Porém, podemos tomar outro ponto de partida e relembrar que, atualmente, o salário-mínimo em Portugal é de 820 euros.
O que pode ser tomado como um salário base para quem deseja conquistar uma vaga de trabalho no país.
Por outro lado, outros fatores influenciam diretamente nos valores dos salários portugueses, como a cidade em que o brasileiro está vivendo, o seu trabalho e grau de escolaridade.
Além de tudo isso, também temos que levar em consideração a modalidade do serviço também: ganha por recibos verdes (equivalente ao PJ aqui no Brasil), meio período ou em tempo integral.
É importante mencionar que, de acordo com dados recentes do portal Observatório das Migrações, brasileiros que trabalham em Portugal recebem cerca de 16,7% a menos do que os trabalhadores locais.
Um outro agravante em relação a quanto um brasileiro ganha em Portugal está na disparidade de gêneros.
Mulheres brasileiras recebem 22% a menos quando comparadas às mulheres portuguesas.
Sei que essas informações não são animadoras, mas ressalto que a diferença salarial afeta imigrantes de diferentes nacionalidades, não só brasileiros.
Precisa falar inglês para trabalhar em Portugal?
Para trabalhar em Portugal não é obrigatório falar inglês, mas ajuda muito. Ter essa habilidade é um diferencial competitivo valioso no mercado português.
Já que, ao dominar o idioma, o estrangeiro se torna um candidato mais atraente para as empresas e aumenta as chances de conseguir um emprego, em diversas áreas de atuação.
Validar diploma para trabalhar em Portugal
Para exercer determinadas atividades em Portugal é necessário realizar a validação do diploma brasileiro.
Os cursos na área da saúde, como medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia e medicina veterinária necessitam da validação de diploma.
Profissões como advogado, arquiteto e engenheiro precisam se inscrever na ordem de cada categoria e ter a aprovação de uma comissão especializada
Como fazer a validação?
Estrangeiro têm duas opções para realizar a validação do seu diploma: procurar uma universidade pública ou um instituto politécnico português.
A avaliação da ementa curricular do curso, nota de conclusão, carga horária é realizada pelas universidades.
Para alguns cursos da área da saúde, o estrangeiro terá que defender uma tese para uma banca especialista.
Como os brasileiros impactam o mercado de trabalho em Portugal?
A comunidade brasileira em Portugal é numerosa e, consequentemente, exerce muita influência no mercado de trabalho de lá.
De acordo com os dados divulgados pelo Observatório das Migrações, os brasileiros são os estrangeiros que mais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do mercado de trabalho português.
Em 2022, as contribuições dos brasileiros para a Previdência Social portuguesa atingiram a marca recorde de 1,6 bilhão de euros.
Valor esse que corresponde a 35,9% do total de contribuições feitas por estrangeiros que trabalham em Portugal.
12 cidades de Portugal com melhores ofertas de emprego
Assim como em outros países, as maiores (e mais ricas) cidades de Portugal ofertam mais empregos.
Veja a lista completa:
- Lisboa;
- Porto;
- Cascais;
- Algarve;
- Aveiro;
- Braga;
- Coimbra;
- Guimarães;
- Setúbal;
- Sintra;
- Oeiras;
- Leiria.
Desafios para conseguir um emprego em Portugal
Embora o português de Portugal e o do Brasil tenham muitas coisas em comum, a língua, no início, pode dificultar a comunicação no ambiente de trabalho.
Além disso, tenha sempre em mente que o mercado português é muito competitivo, com candidatos cada vez mais qualificados.
O futuro que você sonha está na conquista da sua cidadania.
Faça da Europa o seu mais novo lar! Conquiste a sua dupla cidadania e trabalhe, estude e more no velho continente sem se preocupar com vistos ou autorizações!
E a Cidadaniua4u te ajuda em cada etapa, tornando o seu processo simples e longe das burocracias. Veja só:
👉 Clique no banner logo abaixo e receba o orçamento da sua cidadania em 2 minutos e diretamente em seu WhatsApp!