Assim como no Brasil, a Itália tem seus ritmos mais tradicionais e consequentemente danças típicas também. Algumas das danças típicas italianas são, inclusive, muito praticadas aqui. Isto é, tendo em vista a forte influência da cultura italiana, além da forma como ela se inseriu de forma tão natural no nosso dia a dia.
Sendo assim, neste post você irá descobrir:
- Qual é a música típica da Itália e sua origem
- Qual é a origem da Tarantela
- Como se dança a Tarantela
- Qual é a origem da Siciliana
Qual é a música típica da Itália e sua origem
A história da música italiana é muito rica, começando com o canto gregoriano, ainda no século VI. Logo após, a Itália passou a ter ritmos predominantemente instrumentalizados, no lugar dos cânticos.
Assim, passou-se a celebrar casamentos ao som de um ritmo que ficaria conhecido como: tarantela. Hoje o ritmo é conhecido como “o ritmo da Itália”.
Entretanto, vale destacar que ele pode se diversificar, já que possui diferentes tipos. Isto é, dependendo da região do país, o ritmo e a dança sofrerão leves mudanças, inclusive, levando em consideração a crença de que o ritmo se originou em meados do século XV.
Por esse motivo, há uma grande preocupação em preservá-la, por meio de grupos. Organizados com o intuito de passar a tradição adiante, em festivais culturais italianos, por exemplo.
Danças típicas italianas: qual a origem da Tarantela
O nome é derivado da cidade de Taranto, localizada no sul da Itália. Tendo origem, inclusive, no nome da aranha conhecida como tarântula. Mas qual a relação?
Bom, uma das lendas conta que uma antiga crença popular dizia que caso alguém sofresse a picada da aranha, uma forma de fazer com que veneno saísse da corrente sanguínea seria dançando. A história teria se originado nos campos, com trabalhadores que foram picados.
Sendo assim, com o passar do tempo a dança se disseminou também como uma cura, ou dança medicinal, assim conhecida pela população.
A Tarantela é conhecida por seus movimentos rápidos e melodia festiva. É como uma dança country italiana, o que a diferenciou, na época de seu surgimento, dos ritmos tocados na corte. Tendo em vista a proposta de entretenimento, ao invés das danças com motivação cerimonial ou política, reservadas à nobreza.
Como se dança a Tarantela
Normalmente em grupos que possuem de 5 a 10 pares, é dançada em círculo. Além disso, os movimentos acontecem no sentido horário até o momento em que o ritmo acelera, e então todos mudam de direção.
Esse movimento é feito repetidas vezes, acompanhando normalmente um cantor juntamente por uma banda, com castanholas e tamborins.
Um verdadeiro espetáculo! Mas para além da Tarantela, outro ritmo que é muito comum de ser visto por aqui devido a forte tradição na Itália, é a Siciliana. Você já ouviu falar? Com raízes na música clássica, se tornou tradicional entre as danças na Itália.
Danças típicas italianas: qual a origem da Siciliana
Assim como a Tarantela, que possui forte ligação com o local no qual acredita-se que tenha se originado, essa não é diferente. Originada na região da Sicília, em meados do século XVI, possui forte influência da música barroca, o que faz com que a melodia lembre ritmos religiosos.
Inclusive, vale destacar que Bach, um dos maiores compositores da história, chegou a escrever composições sicilianas. Tendo em vista que o ritmo vem da ópera. Assim, para exemplificar, o ritmo remete a uma canção de ninar, em alguns momentos.
A dança na cultura italiana
Como vimos, a dança é uma característica marcante na cultura italiana. Muito presente em festivais e com uma tradição muito forte ao longo das gerações. Isso é notável, inclusive, observando como isso veio ao Brasil com os imigrantes e se manteve forte com o passar dos anos, com a formação de diversos grupos no país.
Incrível a forma que os italianos têm de manter suas origens não é mesmo?
Se você também tem interesse em se reconectar com as suas origens, por meio da cidadania italiana e, vivenciar essa cultura como um legítimo cidadão italiano, saiba que podemos te ajudar!
Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso! Clique abaixo: