Antes de se mudar para outro país é fundamental pesquisar informações sobre como é a infraestrutura, cultura e valor das principais despesas do dia a dia de lá.  

Dessa forma, é possível planejar e saber se o seu orçamento será o suficiente para ter uma boa experiência. 

Por isso, neste artigo, você entenderá mais sobre o custo de vida em Portugal. Já que o país tem sido um dos destinos mais procurados por brasileiros, portanto, se você tem cidadania portuguesa ou pretende solicitar a sua para morar em Portugal, leia a seguir algumas informações úteis.

Qual é o custo de vida para morar em Portugal?

Para viver de maneira confortável, você precisa planejar bem a sua gestão financeira. Isso inclui analisar todas as despesas da sua rotina e ver se elas se encaixam no seu orçamento disponível. 

Assim, podemos afirmar que o custo de vida em Portugal é em torno dos 1800 a 2200 euros por mês. 

E para calcular se a renda mensal que você possui é o suficiente para pagar os custos em terras lusitanas tem que levar em consideração as seguintes despesas:

  • água;
  • energia;
  • internet;
  • aluguel; 
  • transporte;
  • alimentação;
  • lazer;
  • etc.

Aluguel

Comprar uma casa em Portugal não é algo simples, pois assim como em outros países da Europa, você terá que reunir diversos documentos, desembolsar uma grande quantia em euros, entre outros fatores. Por isso, o mais comum é que você comece alugando um lugar para morar. 

Sendo assim, o valor de aluguel acaba sendo o fator que mais encarece o custo de vida em Portugal. Dependendo de qual cidade portuguesa você estiver, o preço pode ser mais caro ou mais acessível.

Por exemplo: locais como Lourinhã podem ter aluguéis de em média 300 a 500 euros por mês, enquanto que Lisboa e Porto podem passar dos 700 – 1000 euros.

Portanto, se o seu salário for de 705 euros, por exemplo, provavelmente você não conseguirá bancar o custo de vida em Portugal morando nas grandes cidades.

Procure uma região que seja mais acessível nesse sentido, mas que também não fique tão longe do seu trabalho. Afinal, se você tiver que gastar muito com transporte, a economia no aluguel terá sido em vão.

De acordo com uma matéria publicada pelo Exame, Lisboa é considerada a terceira cidade mais cara para viver no mundo.

Airbnb 

Vale lembrar que alugar apartamentos por temporada através de um aplicativo, também é uma realidade em Portugal. 

Ou seja, utilizar um Airbnb para negociar com o proprietário o valor do é uma possibilidade que pode facilitar (ou baratear) a vida por lá. 

Além disso, não é preciso se preocupar com a compra de móveis, decoração, eletrodomésticos e outros tipos de artifícios domésticos essenciais. 

Custo de vida em Portugal

Comprar imóvel 

Como sabemos, comprar um imóvel é uma tarefa que envolve muita burocracia, independentemente do país. 

Transporte

Aproveitando que citamos a questão do transporte em Portugal, é válido ressaltar que dificilmente você terá problemas com isso. 

Os ônibus, metrôs, bondes, etc., são muito funcionais e você pode utilizar cartões e passes que são super práticos e recarregáveis. 

Geralmente, os bilhetes mensais são bem mais econômicos e você pode utilizar as versões: 

  • Municipal (30 euros); 
  • Metropolitano (40 euros); 
  • Metropolitano Família (80 euros).

Sistema de Saúde

Uma boa notícia é que você não precisará gastar com o sistema de saúde português, afinal, ele oferece atendimento gratuito para consultas gerais e alguns exames

E desde 2022, são cobradas algumas taxas bem pequenas e acessíveis para casos relacionados a alguma especialidade ou emergências. 

Além disso, o valor desses atendimentos fica entre 14 e 18 euros, quando não há a isenção dessa taxa. 

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal não exige mais a cobrança de taxas para:

  • consultas de cuidados primários;
  • exames complementares;
  • entre outros exames realizados nos centros de saúde pública.

Eletricidade

A conta de energia elétrica pode ser uma das mais complicadas de calcular no custo de vida em Portugal devido à variedade de empresas responsáveis pelo fornecimento de luz. Ou seja, cada uma opera com o seu valor com base no consumo de kWh. O consumidor pode contratar diferentes potências, escolher utilizar o consumo regular ou reduzido, depende da situação e de quantas pessoas moram no local. 

Vale reforçar que durante o inverno, gasta-se ainda mais energia para lidar com as temperaturas mais baixas do clima em Portugal. A média pode ficar entre 30 e 50 euros. 

Veja no gráfico abaixo, do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo de energia elétrica segundo a pesquisa Portugal em números

custo energia elétrica portugal

(Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal em números)

Água

Diferentemente do Brasil, Portugal não tem uma grande quantidade de água disponível, e por isso, esse serviço tende a ser um pouco mais caro. 

No entanto, é um dos itens do custo de vida em Portugal essenciais e não pode faltar no seu orçamento.

Os valores das contas de água variam de cidade para cidade, pois cada uma tem seu preço. 

No entanto, em todas as regiões será necessário pagar uma taxa de IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado), que é de 6%. 

Geralmente, uma casa com duas pessoas pode gastar cerca de 30 a 40 euros por mês, utilizando a máquina de lavar roupa e lava louça. 

Alimentação

Custo de vida em Portugal: Comidas típicas de Portugal!

A dica para não ter tantas despesas com as suas refeições é aproveitar bastante as feiras e mercados municipais. 

Afinal, dependendo do que você come, o valor pode ser mais alto ou mais acessível. 

Se você tiver o costume de almoçar ou jantar fora, em restaurantes, lanchonetes, etc, com certeza a conta no fim de mês será mais alta. 

Porém, a média das despesas com comida é de 250 euros por mês para uma casa com duas pessoas. 

Diversão e lazer

A vida não é só trabalho, não é mesmo? 

Se você pretende morar na Europa, provavelmente sonha em conhecer diversos pontos turísticos de Portugal e de vários outros países do continente. 

Sendo assim, é válido acrescentar no seu orçamento do custo de vida em Portugal uma parte para o lazer e a diversão. 

Você pode ir a:

  • shows, 
  • exposições em museus;
  • praias de Portugal;
  • monumentos históricos;
  • castelos;
  • entre outros. 

O valor vai depender muito da sua programação. Mas aproveite para ir nos eventos culturais que são gratuitos!

Custo de vida nas principais cidades de Portugal

Lisboa

De modo bem direto: o custo de vida em Lisboa para uma casal (sem filhos) é por volta de 2.500 euros

Sim. Lisboa é uma das cidades mais caras para se viver em Portugal e a terceira cidade do mundo que mais exige uma boa situação financeira. 

Mesmo assim, a capital do país é um dos lugares mais requisitados pelos estrangeiros, tanto para morar quanto para passear. Principalmente pelos brasileiros. 

Como vimos anteriormente, o valor do aluguel é um dos fatores que mais encarece a vida por lá, que, em 2022, passou por uma grande alta. 

Esse fato é tão alarmante que Lisboa passou a ter um custo de vida comparado com o da cidade de Madrid. 😱

Porto

Por outro lado, Porto tem um custo de vida 13,2% mais barato do que a famosa capital lusitana, segundo os dados do Numbeo

Para viver bem na cidade (sem enfrentar grandes dificuldades), o custo de vida fica por volta dos 2.000 euros, incluindo as despesas extras e lazer. 

Além disso, o valor do aluguel pela região é bem mais em conta do que em Lisboa e oferece uma qualidade de vida muito boa. 

Braga 

Braga tem se tornado uma das cidades mais procuradas pelos estrangeiros que desejam fazer a vida por Portugal, principalmente por ser muito próxima a Porto. 

O custo de vida por lá, para um casal que não tenha filhos, é em torno dos 1.400 euros, apenas com as despesas básicas inclusas. 

Em relação ao valor do aluguel na cidade, as regiões mais próximas do centro costumam ter um preço mais elevado. 

No entanto, é possível morar bem em bairros mais afastados da região central pagando um valor de aluguel mais em conta. 

Barcelos

Barcelos é uma das cidades mais tradicionais de Portugal, mas que ainda assim não rejeita a inovação e modernidade contemporânea. 

A região é muito conhecida por ser tranquila, segura e por ser um polo da indústria têxtil e de vestuário do país. 

Entre as principais cidades de Portugal, Barcelos é a que possui um menor custo de vida, dado esse bastante influenciado pelo baixo valor do aluguel de lá. 

Estimando um valor médio do custo de vida da cidade, podemos dizer que 1.200 euros é possível ter uma vida tranquila. 

Coimbra

Coimbra é a famosa cidade universitária de Portugal e talvez por esse fato (a gente sabe que vida de estudante não é fácil) também possui um custo de vida bem razoável. 

Por exemplo, com apenas 500 euros por mês, um estudante universitário já consegue se manter na cidade. 

Porém, temos que levar em consideração que grande parte dos estudantes costumam morar em repúblicas, dividindo o aluguel, e não possuem maiores responsabilidades financeiras. 

Mas até para quem não vai por motivos educacionais, Coimbra continua a ser uma cidade de valores e custos bem razoáveis. 

Odivelas e Cascais

O custo de vida em Odivelas e Cascais é em torno de 2.000 euros para um casal que não tenha filhos, ou seja, a cidade é bem em conta. 

O custo do aluguel é o que mais atrai pessoas para as duas cidades, já que o valor médio é em torno de 850 euros por mês em um apartamento de 1 quarto. 

Em Odivelas, os locais mais próximos ao metrô costumam ter um preço um pouquinho mais elevado, mas nada que se compare ao de Lisboa. 

Aveiro 

Também conhecida como Veneza de Portugal, Aveiro possui um custo de vida que fica em torno dos 2.000 euros para uma família de 4 pessoas

Para alguém solteiro, o custo de vida fica mais ou menos uns 600 euros, sem contar o valor do aluguel. 

Bragança 

Bragança também é uma das cidades de Portugal com um custo de vida baixo, quando comparado ao de Lisboa. 

Assim, 1.800 euros já é suficiente para que uma pessoa possa viver de forma tranquila por lá, considerando o aluguel.  

Aliás, Bragança é considerada uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal! 

Guimarães e Pombal

E para finalizar, Guimarães e Pombal, que possuem um custo de vida bem parecido, em torno dos 1.500 euros por mês. 

Perguntas frequentes

O custo de vida em Portugal é caro?

O custo de vida em Portugal varia muito de acordo com a cidade escolhida, o estilo de vida e as necessidades de cada pessoa.

De modo geral, o país tem um custo de vida mais baixo do que a maioria dos países da Europa Ocidental, mas ainda pode ser considerado alto para quem vem de países com renda per capita mais baixa.

Como é a vida em portugal?

A vida em Portugal é conhecida por vários aspectos positivos:

  • Clima ameno: Portugal possui um clima temperado, com invernos suaves e verões quentes. Isso atrai pessoas que buscam um estilo de vida ensolarado o ano todo.
  • Custo de vida acessível: Comparado a outros países da Europa Ocidental, o custo de vida em Portugal é considerado baixo, incluindo moradia, alimentação e transporte.
  • Segurança: Portugal é consistentemente classificado como um dos países mais seguros do mundo, tornando-o um destino atraente para quem busca tranquilidade.
  • Beleza natural: Portugal possui paisagens deslumbrantes, desde praias intocadas até montanhas escarpadas e vales verdejantes.
  • Cultura rica: Portugal tem uma cultura rica e vibrante, com influências celtas, romanas, mouras e germânicas. Isso se reflete em sua gastronomia, música, arte e tradições.

Além disso, Portugal é conhecido por seu povo hospitaleiro e acolhedor, tornando a integração na sociedade relativamente fácil.

No entanto, é importante lembrar que nem tudo é perfeito. Alguns pontos para se levar em consideração incluem:

  • Salários: O salário médio em Portugal tende a ser inferior ao de alguns outros países europeus.
  • Mercado de trabalho: O mercado de trabalho português pode ser competitivo, especialmente para estrangeiros.
  • Burocracia: A burocracia em Portugal pode ser demorada e complexa, o que pode ser frustrante para os recém-chegados.

No geral, Portugal oferece um alto padrão de vida em um ambiente seguro, bonito e culturalmente enriquecedor.

Pesar os prós e contras e fazer uma pesquisa minuciosa é essencial para decidir se mudar para Portugal é a decisão certa para você.

Partiu morar em Portugal! 

Então, o que você achou desses valores? 

É bom se preparar bastante se o seu objetivo é estabelecer residência no país e ter uma melhor qualidade de vida e oportunidades. 

Além disso, a melhor forma de mudar para Portugal e usufruir de todos os benefícios que o país oferece é conquistando a cidadania.

E nós, equipe do Cidadania4u, estamos preparados para te ajudar nessa jornada e fazer com que você conquiste a dupla cidadania de modo rápido e sem burocracia. 

Afinal, o nosso principal lema é: a cidadania é SUA, a burocracia é nossa! 

Clique no banner logo abaixo e dê o primeiro passo rumo à Europa!