A cultura da Espanha é apreciada e reconhecida pelos quatro cantos. As festas, os costumes e a gastronomia espanholas já fazem mais do que parte do folclore popular mundial.  

Por isso, todo ano, milhares e milhares de turistas pisam nos solos espanhóis para vivenciar de perto cada uma das experiências que o país oferece.  

Além de conhecer a Espanha com a ajuda dos 5 sentidos, muitos descendentes de espanhóis também pesquisam mais sobre a região para (quem sabe) se conectar com as raízes dos seus antepassados.  

E de fato, temos que concordar que a conquista da cidadania espanhola é uma das melhores maneiras de nos aproximarmos da cultura do país de origem da nossa família.  

Contudo, sei que não há nada mais enriquecedor para nossa própria história do que entender o porquê por trás de cada costume, festa e crenças daqueles que nos possibilitaram estar aqui agora.  

Como é a cultura espanhola?  

A cultura da Espanha, assim como a do Brasil, é uma verdadeira colcha de retalhos: diversificada, enérgica e pra lá de vibrante.  

A própria história do país reflete esse emaranhado de tradições, já que tem como base a cultura de vários outros povos que acabam por confluir em uma só.  

As regiões conhecidas como País Basco, Navarra, Galiza, Catalunha e Andaluzia são excelentes maneiras de exemplificar essa diversidade espanhola.  

Isso porque as comunidades citadas são autônomas e possuem características próprias, como a língua falada, por exemplo.  

Com uma cultura que valoriza o senso comunitário e promove a celebração de momentos nem tão grandiosos assim, a Espanha se destaca por exercitar um lado mais humano e espontâneo em seus cidadãos.  

Só para você ter uma ideia, as simples caminhadas noturnas, pós-janta, pelas ruas das cidades, é um hábito muito comum entre os espanhóis.  

Enfim, é possível afirmar que a Espanha e os espanhóis valorizam a arte de viver e por isso, assim como o saudoso cantor Tim Maia, “não pensam em dinheiro e só querem amar”.  

Idiomas falados na Espanha  

Não é tão simples confirmar quantos idiomas são ou foram falados na Espanha. Porém, atualmente, os espanhóis têm 4 línguas cooficiais: o Galega, o Basco, o Catalão e o Aranês.  

Onde é falado cada idioma?  

  • O Galego é falado na região da Galícia;  
  • Euskera é falado no País Basco;  
  • O Catalão e o Aranês são línguas faladas na Catalunha.  

Descendentes de espanhóis no Brasil  

Estima-se que há por volta de 15 milhões de descendentes de espanhóis no Brasil, espalhados pelas 5 grandes regiões do país.  

Esse expressivo número nos revela um fato interessante: traços e influências da cultura espanhola já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros.  

Ou seja, basta olharmos com mais curiosidade para algumas coisas ao nosso redor para compreender sua verdadeira origem.  

Por exemplo, você sabia que o churros é um doce (delicioso, por sinal) trazido para cá pelos espanhóis? Ou que o fandango, dança típica do sul do Brasil, tem origem espanhola?  

Pois é. Se repararmos com atenção, veremos que os espanhóis que imigraram para cá durante os séculos XIX e XX, trouxeram muito mais do que alguns sobrenomes.  

O que é mais marcante na cultura da Espanha?  

Não tem como falar dos aspectos mais marcantes da cultura da Espanha e não começar pelo mais representativo de todos, a culinária. Cuja influência vai muito além da preparação de uma boa comida.  

As paellas e as tapas são verdadeiras receitas de sucesso no país e que estão diretamente associadas ao comportamento sociável dos espanhóis.   

Isso porque esses dois pratos comumente são servidos em ocasiões especiais, quando amigos e famílias se reúnem para comemorar algo.  

E quando essas “reuniões” acontecem, é muito comum que o momento da refeição seja estendido por algumas horinhas, para que todas as pessoas presentes possam desfrutar melhor da companhia um do outro.  

Festivais da Espanha  

Por ser um país tão diversificado, fica fácil imaginar que cada região da Espanha também possui suas próprias festas e comemorações.  

A La Tomatina, o festival no qual é permitido jogar tomates em quem surgir na frente, acontece em Buñol, pequeno município da comunidade de Valência.  

Já as touradas e os espetáculos de flamenco são originários da região de Andaluzia, situada na costa sul do país.  

Origem da cultura da Espanha  

Como já mencionado algumas vezes, a Espanha é muito diversificada, um verdadeiro mosaico de tradições.  

E isso se deve ao fato de que a origem do país sofreu influências de outras tantas culturas, como a ibérica, celtibera, celta, latina, visigótica, católica romana e a islâmica.  

Contudo, vale ressaltar que a formação geográfica da Espanha também contribuiu e muito para formação da cultura atual da região.  

Os relevos montanhosos, o grande planalto central, os mares que cercam o país, enfim, todas essas características também foram (e ainda são) marcantes para o desenvolvimento da identidade dos espanhóis.  

Aspectos da cultura da Espanha 

Arte  

Não só a Espanha, mas a Europa de modo geral tem uma forte expressão no mundo das artes.  

Ao longo de toda a sua história, o país revelou grandes nomes na arquitetura, artes plásticas, cinema e literatura. Enfim, os espanhóis sempre marcaram presença na primeira fileira dos grandes artistas.  

Principais artistas da Espanha:  

  • Pablo Picasso;  
  • Salvador Dalí;  
  • Joan Miró;  
  • Francisco Goya;  
  • Diego Velázquez.  

Esportes  

Os esportes mais praticados e admirados na Espanha são o futebol, o basquete, o tênis, o handebol e o ciclismo.  

Aliás, a Vuelta a España é o principal evento esportivo do país, que ao lado do Tour de France e Giro d’Italia formam a tríade das maiores competições de ciclismo do mundo.  

Gastronomia

Guisados e frutos do mar. Quando o assunto é gastronomia, os espanhóis realmente dão valor para esses pratos e ingredientes.  

Contudo, não é possível nem tentar limitar a culinária espanhola de alguma forma, já que de região para região do país, há uma enorme diversificação das comidas típicas.  

Mas, de forma bem resumida, a cozinha espanhola utiliza muitos alimentos extraídos da terra, o que justifica toda a sua variação.  

Além disso, é preciso levar o clima da Espanha em consideração, pois a maioria dos pratos típicos do país foram criados para amenizar as baixas e altas temperaturas.  

Assim, no norte da Espanha, as sopas e refeições mais pesadas são as pedidas ideais. No sul do país, um gazpacho é mais condizente com o clima local.  

Os 5 principais costumes da cultura espanhola 

Levar uma vida ao ar livre

Os espanhóis adoram fazer atividades ao livre. No sul do país, é muito comum ver as mesas dos restaurantes e bares dispostas nas calçadas, sob o sol que brilha durante o ano inteiro.  

Além disso, as ruas da Espanha foram planejadas para que os cidadãos e transeuntes possam caminhar e apreciar com calma as vitrines das lojas.  

Horário diferenciado das refeições  

Cultura da Espanha

Devido à intensidade do sol, o dia na Espanha é bem mais longo, principalmente quando comparado aos aqui do Brasil.  

Por lá, é muito comum que o café da manhã seja tomado às 10h da manhã, almoço aconteça por volta das 14h tarde, enquanto a janta é servida somente após as 20h da noite, na melhor das hipóteses.  

Tomar cafezinho e comer sobremesa sem pressa  

Nada de café expresso, como na Itália. Na Espanha, os cafés são apreciados com calma, com gente reunida ao redor da mesa.  

Assim, quando estiver por lá, reserve pelo menos 20 minutos de cada refeição para tomar uma boa xícara de café e recuperar os ânimos.  

Fazer a famosa Sesta  

Assim como nós, brasileiros, os espanhóis também valorizam um descanso (ou melhor, uma pausa para uma soneca) após o almoço.  

Na verdade, essa tradição tem origem espanhola e se difundiu na maioria dos países latinos, que têm um clima bem quente.  

Usar aliança de compromisso na mão direita  

A cultura da Espanha, ou pelo menos em grande parte das regiões do país, a aliança de compromisso tem que ser usada na mão direita.  

Esse costume se dá por 2 motivos: usar a aliança na mão esquerda é um sinal de má sorte e o dedo anelar da mão direita tem uma veia que está ligada diretamente com o coração.  

Como conquistar a cidadania espanhola  

De acordo com a Lei da Memória Democrática, a cidadania espanhola por descendência é direito de filhos, netos e bisnetos de espanhóis que são nascidos fora da Espanha.  

Além disso, brasileiros podem conquistar a dupla cidadania espanhola por outros meios, como matrimônio e tempo de residência na Espanha.  

Veja o vídeo logo abaixo para saber mais:

👉 Clique na banner logo abaixo e dê o primeiro passo para conquistar a sua cidadania espanhola!