Você já deve ter se perguntado como é a Itália em seus vários sentidos, seja com interesse na cidadania europeia ou apenas em seu sistema educacional. Isso é somente prova que a Itália é um país super característico e que consegue ficar na mente de todos que o conhecem.
Pois bem, no artigo de hoje você será capaz de entender algumas peculiaridades italianas e, dentre elas, aspectos culinários e históricos. Vamos ver?
6 curiosidades sobre a Itália
A Itália, por mais que seja um país pequeno, é um lugar cheio de excentricidade. Já foi o centro do mundo antigo, e hoje recebe milhões de turistas todos os dias. Desde sua criação, os mitos e lendas fazem parte da sua cultura, da sua população e de seus costumes.
Assim, para matar (uma parte) da curiosidade de vocês, nós da Cidadania4u decidimos separar rapidamente 6 tópicos básicos sobre algumas curiosidades do país em forma de bota. Acompanhe conosco!
Culinária italiana
Por mais que seja difícil de acreditar, a Itália é a segunda maior produtora de vinho do mundo, não a primeira. Ela perde seu posto para a França, mas admitimos que o vinho é sua marca registrada. Hoje, todas as províncias italianas produzem vinho. As vinícolas mais conhecidas são Toscana e Vêneto.
Um fato curioso: em 2008, durante o festival da uva, começou a sair vinho nas torneiras das pessoas quando iam pegar água. Claro, foi uma falha do sistema italiano, mas o mais interessante é que existe, de fato, uma fonte de vinho tinto que funciona 24 horas por dia, no Caminho de São Tomé, e todos podem beber dela. Já pensou sair na rua com uma taça e beber vinho tinto de uma fonte? Só na Itália!
Obviamente, não vamos deixar de falar sobre comidas! Vale ressaltar que a pizza que conhecemos hoje, principalmente com essa lista enorme de sabores, não foi feita pelos italianos. Mas calma! Foram eles que popularizaram a massa, então ainda há algum crédito! A pizza marguerita, um dos sabores mais comuns, foi uma homenagem à bandeira da Itália, seguindo as cores: verde (manjericão), vermelho (tomate) e branco (muçarela).
Lógico que a culinária italiana não se resume a isso, ela também foi a criadora de diversos tipos de queijo, como gorgonzola e ricota entre muitos outros.
História da Itália
A Itália possui uma história muito conturbada. Mesmo com regimes monárquicos e autoritários, o país não se deixou abater.
Foi palco para grandes nomes como Galileu Galilei, filósofo, matemático, físico e astrônomo que trouxe à luz alguns aspectos do nosso sistema solar, e Dante Alighieri, autor conhecido pela obra Divina Comédia, onde nos conta sua viagem ao inferno, purgatório e paraíso, entre outras coisas.
Falando-se em coisas sombrias, há uma ilha em Veneza, chamada Poveglia, que não é aberta à visitação pela população local acreditar que o local é terrivelmente mal assombrado.
Afinal, já é de se esperar um pensamento como esse devido ao histórico da ilha; ela já serviu como palco de guerras, centro de quarentena para navios, pessoas com doenças infecciosas e a última, fechando o ciclo em 1968, foi um hospital para pessoas idosas.
Dizem as más línguas que os médicos do local faziam testes de lobotomia e outros procedimentos que hoje já não são utilizados.
Agora, voltando para a época do mercantilismo, com o início do capitalismo e a produção de capital, algumas famílias recebiam o nome das coisas que vendiam, por exemplo: famílias portuguesas que eram responsáveis pela produção e venda de pêra se tornaram Pereira.
Isso também aconteceu na Itália! Ferrari é o sobrenome mais comum de lá, sendo o plural de “ferraro”, que em italiano significa ferreiro.
Claro que com a proliferação da população e o movimento imigratório os nomes passaram a ter ramificações. E pasme, apesar de ser o nome mais comum na Itália, o segundo país com a maior população de “Ferrari” é o Brasil!
Cultura dos italianos
Pode ser um choque para nós brasileiros, que temos a educação como requisito obrigatório para todos aqueles maiores de 6 anos, mas na Itália, até 1999, a educação obrigatória ia até os 14 anos, apenas.
E quem já sonhou em trabalhar apenas 20 horas por semana? Pois é! Essa é a realidade dos italianos, possuindo uma das menores médias de toda a Europa. Também é lá que as superstições são levadas a sério.
Pode ser bobagem para nós brasileiros, mas para os italianos é papo sério, independente da idade. Eles acreditam, por exemplo, que se casar um dias chuvosos traz boa sorte para os noivos.
Brasileiros precisam de visto para visitar ou morar na Tailândia?
Geografia italiana
A Itália, mesmo pequena em comparação com o nosso país, possui 95 províncias e 20 regiões. Lá a variedade climática é tão grande que é possível subir em vulcões, esquiar na neve ou se estiver estressado, relaxar no lago! Além de tudo, o país da bota ocupa a terceira posição entre os países mais velhos do mundo.
Assim como outros países europeus, a Itália está passando por um momento crítico com sua população. A maior parte de seus habitantes já são idosos, somados com a taxa de natalidade pequena e que só vem diminuindo.
O que se torna irônico já que a Itália possui 200 pessoas a cada km², entrando no top 4 da lista dos países mais populosos da Europa.
Agora, falando um pouco dos vulcões, aposto que você ficou interessado. Pois é, os três vulcões ativos de toda a Europa se encontram lá, na Itália. Vesúvio, Etna e Stromboli, sendo todos os três ainda ativos! O Vesúvio nós já conhecemos, mesmo não sabendo. Ele é o filho do vulcão responsável por enterrar cidades completas, como Pompeia.
Turismo na Itália
Assim como os vulcões, a Itália está lotada de arte! Desde Michelangelo a Da Vinci, as ruas e as Igrejas italianas estão repletas de pinturas e esculturas de mármore. O Vaticano, por mais que seja o menor país do mundo, é o cenário de milhares de fotos dos mais de 50 milhões de turistas ao longo do ano, principalmente de momentos especiais como trocas de Papas.
Contando com 50 Patrimônios Mundiais da UNESCO, o maior número entre todos os países, o turismo na Itália representa mais de 60% da renda nacional. São jogadas em média mais de três mil moedas na Fontana di Trevi, em Roma, para fazer pedidos. Reza a lenda que se você jogar a moeda na fonte, você voltará a visitar a cidade.
Outras curiosidades sobre a Itália
E quem disse que isso foi tudo? Há muitas outras que nós não te contamos sobre nossos primos europeus! Por exemplo, ao contrário da parte ocidente do globo, na Itália, o número de azar é o 17, não o 13. Já seu símbolo animalesco é o lobo, em referência a lenda de fundação de Roma, com Rômulo e Remo e a loba que os amamentou.
Sabendo que são muitas, vamos listar 10 fatos curiosos sobre a Itália, se liga só:
- A Itália é o segundo maior vencedor da Copa do Mundo de Futebol, com 4 títulos;
- Há uma estátua de bronze de Jesus Cristo de 2,5 metros, submersa!
- Os italianos são muito patriotas. É bem comum ver janelas com a bandeira do país, além do exaltação de produtos locais. Eles também adaptam os nomes, principalmente de desenhos para o italiano;
- Se você ver fitas nas portas, elas têm significado! Se for vermelha, é porque uma menina nasceu naquela casa; se for azul, um menino. Agora, se for branca, quer dizer que um casal oficializou a união!
- Os italianos possuem um costume muito interessante que acontece em todos os feriados de santo, se chama anomastico. Quando for esse dia e você tiver o nome do Santo, eles te cumprimentam com muita alegria, te parabenizando. Que povo feliz, né?
- Pois é! Em Milão há uma lei bem peculiar que exige que as pessoas sorriam o tempo todo, exceto em funerais e visitas a hospitais;
- Existem mais de 3 mil museus em toda a Itália;
- Se nós já gostamos de café, os italianos amam! Em um ano, estima-se que um italiano consome aproximadamente 3,7kg de café. E o café deles não é coado, eles amam o cremoso cappuccino;
- Nem todas as pessoas na Itália falam italiano de fato, mas um dialeto, uma ramificação da língua;
- E, por fim, a Itália só deixou de ser um reinado em 1946!
Ciao!
Agora que você já sabe mais um pouquinho da Itália e seus habitantes, não vai querer ficar de fora de novo, né? Então, para não perder nenhum conteúdo nosso, assine nossa news e nos siga nas redes sociais!