🚨 Antes de mais nada, um breve esclarecimento: o termo certo e que guia o tema central do nosso artigo é a palavra “ascendência”, que faz referência à linha de gerações anteriores de uma pessoa.

Contudo, para que ele seja encontrado na internet de maneira fácil, optamos em utilizar a palavra “descendência”, que possui uma ideia oposta.

Bom, tirando essa inocente substituição de termos, o texto é bem esclarecedor e contém importantes dicas do que fazer para conhecer melhor a história da sua família.

No mais, uma boa leitura! 😁

Introdução:

A curiosidade de descobrir nossa descendência pelo sobrenomes chega quando menos esperamos. Às vezes passageira, outras não, ela pode te atormentar por um período.

Então, nada nos resta do que te ajudar a encontrar suas raízes e acabar com essa sombra misteriosa que mora na sua cabeça. 

No artigo de hoje, vamos te contar algumas formas de montar sua árvore genealógica (ao menos começar) e iniciar essa pequena odisseia sobre suas raízes. 

Como descobrir minha descendência pelo sobrenome?

Pois é, essa é uma dúvida muito frequente que aparece por aqui. Contudo, a resposta é bem simples! Graças a tecnologia e internet, hoje você é capaz de montar sua árvore genealógica e juntar informações tudo pelo seu computador. 

O mundo virtual é uma realidade e mesmo com todas suas falhas, podemos fazer grande uso dele. Sites como FamilySearch e Forebears estão no mercado para provar. Felizmente vamos falar um pouquinho deles e outro sites que possuem a mesma premissa.

Ligação entre o sobrenome e a genética

Estudos realizados na Espanha em 2015 afirmaram haver relação entre sobrenomes e os cromossomos encontrados no nosso corpo. Por exemplo, homens que possuem o mesmo sobrenome provavelmente também compartilham cromossomos Y idênticos ou muito parecidos. Isso se dá porque o cromossomo masculino só é passado adiante de pai para filho da mesma geração. 

Esse é um mercado que os testes de ancestralidade, como o meuDNA, não tem medo de atingir. 

Como descobrir minha descendência: os melhores sites de busca para encontrar informações sobre sua família

Como falamos acima, vamos te ajudar nessa empreitada contando os melhores lugares para dar inicio nessa busca pela sua origem. Sabendo que provavelmente você tem acesso à internet já que chegou até nós, vamos te mostrar os três melhores sites de acervos genealógicos do mundo.

FamilySearch

O FamilySearch é o queridinho da internet e daqueles que tiveram o mínimo interesse no assunto. 

Usar o site é super fácil, durante seu cadastro você precisará preencher dados como nome completo, data de nascimento, casamento (se houver) e, por se tratar de um site que monta árvores genealógicas, a data de nascimento e falecimento de seus familiares. Quanto mais informações você tiver, mais precisa fica sua investigação. 

E, o melhor de tudo, ele é gratuito! Pois é, você consegue acessar diversos documentos digitalizados, mesmo aqueles datados antes de 1920, de graça. Não tem desculpas para não estrear sua caçada agora, não é?

Forebears

Um pouco diferente do FamilySearch, a ideia do Forebears vem para trazer outros dados, como: em qual país seu sobrenome é mais popular? De onde veio? O que significa? Qual a média salarial? Esse site existe para, de modo simples, saber de onde veio seu sobrenome.

Ele também mostra a densidade de pessoas que partilham do nome, assim como em quais países estão. Veja no exemplo abaixo:

MyHeritage

“Minha herança” numa tradução livre, o site é famoso por utilizar um recurso chamado DNA Matching, onde você compra um kit de DNA online. Nele, depois de coletada sua amostra, você a envia de volta e em até 30 dias já consegue ver o resultado no site. 

Por mais que pareça estranho enviar suas amostras de DNA pelo correio, hoje o MyHeritage já ultrapassa 100 milhões de usuários no mundo todo, montou mais de 2,5 bilhões de árvores genealógicas no mundo todo em mais de 42 idiomas.

Outros sites

Mesmo com essas 3 ótimas opções, sabemos que é possível que nenhuma delas atenda suas expectativas. Dessa forma, vamos te apresentar alguns outros sites para que você avalie sua proposta e seus mecanismos.

Como por exemplo o site “Origem do Sobrenome”, que faz exatamente o que se espera dele, pesquisa sua origem através do sobrenome. Além da raiz do nome, ele também apresenta informações mais completas para aqueles que desejam saber mais sobre sua descendência. 

Para não ficarmos somente falando de sites e conteúdo online, também é possível descobrir sua descendência pelo Museu de Imigração de São Paulo! Para os curiosos, em 2020 o Museu se filiou ou Family Search, conseguindo acessar registros armazenados em hospitais e paróquias. 

Se você quiser saber mais sobre esses lugares onde você é capaz de fazer toda essa pesquisa e descobrir os segredos obscuros da sua família, não deixe de ler nossos materiais passados!

10 sites para pesquisa de árvore genealógica

Sua família terá as melhores informações: converse com eles!

É um fato que a sua família será o meio que terá mais informações sobre ela. Seja por fofocas ou pela própria curiosidade de algum parente, alguém vai desenterrar todos os ossos desse esqueleto para saber a verdade. 

Às vezes, por qualquer que seja o motivo, deixamos nossas raízes de lado e perdemos toda a conexão com nossas origens. Isso não é ruim! Pode ser que perder nossas raízes seja necessário para nosso desenvolvimento, mas será uma pedra no meio do caminho caso você queira descobrir sua descendência. 

As famílias são cheias de histórias, contos e cicatrizes. Principalmente àquelas que foram prejudicadas pelas Guerras Mundiais que acometeram o mundo. Portanto, saber todos esses pontos, todas essas histórias (pois a mesma história possui várias formas de ser contada) é muito importante. 

O que não nos damos conta é que a maior informação pode vir de onde não esperamos: nós mesmos. 

Descobrir a origem do sobrenome pode ajudar a requerer a cidadania europeia?

Claro! Ao iniciar a busca pela sua descendência e montar sua árvore genealógica, você pode descobrir parentes de outros países e ainda ter direito a dupla cidadania europeia. Como no caso da cidadania italiana, onde o requisito principal é ter um ascendente italiano direto, independente de qual lugar ele esteja na sua linha ancestral.

Caso esse seja seu caso e você não possua sobrenome italiano, assista um corte do nosso Podcast para tirar suas dúvidas.

Como saber se tenho dupla cidadania pelo sobrenome?

O sobrenome por si só não é um indicador confiável para determinar se você possui dupla cidadania. A cidadania é determinada por uma combinação de fatores, como país de nascimento, nacionalidade dos pais e avós, casamento com um cidadão estrangeiro, entre outros.

Se você suspeita que pode ter dupla cidadania com base no seu sobrenome, existem algumas etapas que você pode seguir para investigar mais a fundo.

Qual o próximo passo?

Agora que sabemos onde e como começar a montar uma árvore genealógica para descobrir sua descendência e que existem testes de DNA que podem te ajudar, o próximo passo seria juntar todos esses documentos numa pasta só! 

Conte com a Cidadania4u!

👉 Não perca mais tempo! Clique no banner logo abaixo e dê o primeiro passo para a conquista da sua dupla cidadania!