Como é o clima da Itália ao longo do ano? Essa dúvida está na mente de muitas pessoas que desejam viajar para o país ou até mesmo morar lá. Afinal, é bom saber como é a temperatura de uma região antes de visitá-la, assim, você consegue se preparar melhor e aproveitar o máximo possível.
Independentemente do que você preferir, seja o frio, calor, chuva ou neve: qualquer estação do ano em que você for para a Itália, encontrará um país com diversas belezas para apreciar e muito o que conhecer.
Continue a leitura para saber mais sobre a meteorologia italiana!
Como é o clima da Itália?
Se você está se perguntando como é o clima da Itália, se é muito gelado ou não, se precisa colocar mais agasalhos na sua mala, qual mês vale mais a pena visitar e esse tipo de dúvida, então seus problemas acabaram! Agora você vai descobrir as principais informações sobre a temperatura do país.
De modo geral, a Itália tem um clima muito agradável, pois sua península é influenciada pelo Mar Mediterrâneo, contribuindo para que as temperaturas sejam mais estáveis e com estações bem definidas. Ou seja, os verões são bem quentes e secos e os invernos frios e chuvosos.
Vale destacar que parte dos Alpes fica em território italiano, portanto o clima ao longo das montanhas também apresenta invernos bem gelados e com nevascas, mas os verões são frescos e chuvosos.
Como é a temperatura italiana em cada estação do ano?
Antes de explicar em detalhes como é o clima da Itália em cada estação do ano, é importante saber como elas são divididas. Veja abaixo:
- primavera: começa em 19 março e vai até 20 de junho;
- verão: começa em 21 junho e vai até 22 setembro;
- outono: começa em 23 de setembro e vai até 20 de dezembro;
- inverno: começa em 21 de dezembro e vai até 19 de março.
Portanto, se você está de viagem marcada ou pretende comprar as passagens, já pode levar em consideração esses períodos para visitar o país no clima que preferir.
Temperatura na Itália durante a primavera
A primavera italiana é, para muitos turistas e habitantes, a estação do ano mais linda e encantadora, pois o país passa a apresentar toda a sua diversidade na flora e fauna de uma maneira muito bela. Seus campos e jardins floridos oferecem paisagens apaixonantes e as temperaturas variam entre 15° a 20 °C na maioria do território do país no auge da estação.
Essa imagem de Volterra, na Toscana, parece ter saído diretamente de um quadro. No entanto, é apenas um vislumbre de como fica o clima da Itália durante essa estação.
Temperatura na Itália durante o verão
Para quem quer passar as férias no país durante o seu período mais quente, o verão é o momento ideal! Com temperaturas que variam entre 25 °C a 30 °C, o clima da Itália no final de junho até o final de setembro é muito propício para quem deseja aproveitar as praias italianas.
Com exceção da região dos Alpes, que citamos anteriormente, a maior parte do país apresenta clima quente e seco neste período.
Temperatura na Itália durante o outono
O clima da Itália no outono também é ótimo para o turismo, pois as temperaturas ficam em torno de 20 °C. Além disso, neste período, é muito comum ocorrerem diversas feiras gastronômicas no país, sendo, literalmente, um prato cheio para os visitantes e moradores!
Algumas receitas bastante consumidas na Itália durante o outono são:
- o Tortelli di Zucca, uma massa recheada de abóbora muito típica da região da Lombardia;
- e o Minestrone di Verdure, de origem da Toscana, é uma sopa de verduras, como couve e abobrinha, que é ótima para aquecer as pessoas durante o outono e o inverno também.
Temperatura na Itália durante o inverno
Por fim, mas não menos importante, temos o inverno. Claro que a temperatura pode variar dependendo da região do país, porém para quem quer se divertir na neve e nas montanhas, esse é um período perfeito, já que o clima pode ir de 0 a -15 ºC.
Então, se você gosta do frio, os melhores meses para você visitar a Itália são de dezembro a março!
Você pretende viajar em qual das estações do ano? Qual é o clima da Itália que você deseja encontrar quando chegar lá?
Para conhecer mais sobre o país, leia o artigo da Cidadania4u sobre as oportunidades no mercado de trabalho italiano!