Visitar ou morar: você saberia responder se Dubai precisa de visto em alguma dessas 2 situações?
A boa notícia é que desde 2018, os Emirados Árabes Unidos (EAU) NÃO exige que os brasileiros tirem visto de forma antecipada para entrarem em sua região. O visto é tirado na entrada do país, ou seja, assim que o estrangeiro chega aos EAU!
Contudo, essa regra vale apenas para os turistas de plantão, ou seja, para quem deseja visitar o país a turismo.
Então, se o seu plano for morar por lá para estudar ou trabalhar, por exemplo, a situação muda um pouquinho e o visto passa a ser obrigatório.
Bom, caso seja do seu interesse entender mais sobre quando é necessário emitir uma autorização para entrar em Dubai, siga aqui comigo!
Nos tópicos a seguir explico o que precisa ser feito para que você possa visitar ou até mesmo morar nessa incrível cidade do Oriente Médio.
Quais os tipos de visto para Dubai e documentos necessários
Como mencionei anteriormente, Dubai não precisa de visto, caso o intuito da sua viagem seja apenas turismo, é claro.
Ou melhor, se a sua ideia for ficar até 90 dias por lá, não há necessidade de tirar qualquer tipo de visto previamente.
Por outro lado, para trabalhar ou estudar, tirar o visto se torna imprescindível e requisito obrigatório para se manter legal em Dubai.
Vamos aos detalhes?
Visto de Turismo
O visto de turismo é entregue ao turista ainda na entrada de Dubai e pode ser utilizado dentro do período de 1 ano (365 dias).
Para facilitar ainda mais a vida dos brasileiros viajantes, também não é necessário preencher nenhum formulário e nem separar qualquer documentação.
Aliás, apenas o passaporte (do Brasil mesmo) deve estar regularizado e dentro da validade, que deve corresponder a mais 6 meses a partir da entrada do turista na região.
De forma resumida, para que os brasileiros possam visitar Dubai funciona da seguinte maneira:
- Possuir um passaporte normal, oficial ou diplomático (NÃO pode ser o de emergência);
- O passaporte do turista deve ter a validade de 6 meses ou mais em comparação a data de entrada do turista na cidade.
E por fim, o visto de turismo para Dubai custa entre 90 e 217 dólares, tudo depende da quantidade de dias que o turista deseja passar na cidade.
Visto de trabalho
Trabalhar em Dubai é o sonho de muitas pessoas, já que a cidade oferece, além de muitas oportunidades financeiras, uma vida pra lá de luxuosa e livre de impostos.
Assim, Dubai disponibiliza 3 tipos de vistos para que estrangeiros possam fazer a vida nos Emirados Árabes Unidos.
Tipos de vistos:
- Visto verde: vale de 5 a 10 anos e é ideal para investidores, empresários e estudantes de pós graduação e doutorado. Esse tipo de autorização dispensa a necessidade do patrocínio de um empregador e, caso o estrangeiro perca o seu trabalho, ele ainda poderá permanecer por mais 180 dias no país.
- Visto para Freelancers (nômade digital): ideal para trabalhadores autônomos, empresários e até mesmo para empresas que não pertencem aos Emirados Árabes.
- Visto com patrocínio: essa autorização só é concedida quando um empregador “apadrinha” o estrangeiro. Ou seja, o patrão é responsável por entrar com o pedido de visto para o futuro empregado.
Documentos visto para trabalho com patrocínio:
- Autorização de trabalho;
- Foto para passaporte;
- Passaporte do empregador;
- Contrato de trabalho e associação;
- Passaporte do estrangeiro empregado;
- PRO card;
- Cartão do seguro de viagem;
- Certificado salarial.
Visto para estudo
Se você pretende estudar em Dubai por até 3 meses, o visto de turista já é o bastante para isso.
Porém, se o plano for passar mais um pouco de tempo por lá, você terá que solicitar ou Short Term Education Visa, ou o Long Term Academic Year Visa.
A grande vantagem desses 2 tipos de vistos é que os estrangeiros estão autorizados a estudar e trabalhar por toda a região do Emirado Árabes Unidos.
Além disso, diferente dos vistos de estudos de outros países, o Short Term Education não exige que o estudante comprove renda.
Vantagens do Long Term Academic Year Visa:
- Autorização para estudar em Dubai por até 1 ano;
- Permissão para trabalhar durante a estadia em Dubai (serviços temporários e trabalhos que exigem qualificação);
- Permite a entrada e saída do EAU;
- Direito a plano dentário; e
- Direito a utilizar os serviços dos bancos locais.
Uma outra forma de morar em Dubai
Para os estrangeiros que não desejam trabalhar ou empreender em Dubai, mas ainda desejam morar por lá, há uma outra alternativa para conseguir um visto de residência: comprando imóveis na região!
Assim, o valor investido no setor imobiliário da cidade é convertido em tempo em que o comprador pode morar legalmente na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Ou seja, um investimento mais alto (um imóvel mais caro) garante um maior tempo de permanência ao estrangeiro que adquirir um bem em Dubai.
Como visitar ou morar em outros países de forma mais fácil
E se eu te contar que existe uma maneira mais simples ainda de visitar e morar em mais de 180 países sem a necessidade de tirar visto ou qualquer tipo de autorização?
Bom, a verdade é que essa possibilidade realmente existe e se chama: CIDADANIA EUROPEIA! 🎉
Com a imigração de diversos povos europeus para as terras tupiniquins ainda nos séculos XVIII e XIX, o Brasil se tornou um pedaço da Europa no continente americano.
Assim, milhares e milhares de brasileiros possuem o direito de requerer a sua cidadania europeia e, assim, desfrutar dos benefícios que ela oferece, como:
- Simplificação do processo de imigração para nações europeias;
- Acesso ao passaporte europeu (um dos mais fortes do mundo);
- Concessão de um nível extra de proteção burocrática e diplomática ao titular;
- Garantia do direito de voto na Europa;
- Acesso facilitado à justiça europeia;
- Facilitação na busca de emprego e na criação de empresas na Europa em geral;
- Eliminação da necessidade de vistos especiais para ingressar, residir e estudar no continente europeu;
- Facilitação da entrada em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia, sem a necessidade de vistos adicionais, uma vez que o passaporte europeu é suficiente para isso.
Conquiste sua cidadania europeia, conquiste o mundo!
Se você é um mochileiro nato, agora é só fazer as malas e partir para Dubai. Mas se o seu plano for trabalhar e estudar por lá, também já conhece as possibilidades de fazer esse sonho acontecer.
Por outro lado, se o seu desejo é viver em mundo cada vez mais sem fronteiras, conquiste a sua cidadania europeia!
Nós, equipe da Cidadania4u, estamos prontos para transformar o seu sonho em realidade de modo rápido, simples e sem burocracia.
Afinal, o nosso principal lema é: A cidadania é SUA, a burocracia é nossa!
Respostas de 2
vc diz que não precisa de visto de turista mas logo em seguida informa “E por fim, o visto de turismo para Dubai custa entre 90 e 217 dólares, tudo depende da quantidade de dias que o turista deseja passar na cidade. “….
Então…. é necessário o visto ou não?
Olá, Yasmim!
Não é necessário visto de forma antecipada e nem passar por processos burocráticos para emiti-lo. O visto para Dubai é tirado na entrada do país e brasileiros só precisam do passaporte.
Abraços.