A aposentadoria é um assunto que preocupa muitos trabalhadores. No Brasil e na Itália, dois países com culturas e sistemas de previdência social diferentes, existem regras específicas que definem quando e como os trabalhadores podem se aposentar.
Hoje nós conversaremos sobre a aposentadoria na Itália e como você pode usufruí-la. Acompanhe.
Como é a aposentadoria na Itália?
Chamada de Pensione di Vecchiaia, para conseguir a aposentadoria na Itália você precisa ter 20 anos de contribuição ao governo italiano.
Além de ser residente no país e ter acima de 66 anos e 7 meses de idade (o que pode variar do setor em que costumava trabalhar).
O órgão vinculado a esse teor é o Instituto Nazionale della Previdenza Sociale, INPS. É importante saber, também, que a aposentadoria na Itália é financiada principalmente por contribuições obrigatórias dos empregadores e empregados, bem como por contribuições voluntárias adicionais.
Quem tem direito à aposentadoria na Itália?
Como vimos acima, para ter direito à aposentadoria na Itália você precisa cumprir 4 requisitos:
- Ser residente na Itália;
- Ter ao menos 20 de contribuição ao governo italiano;
- Possuir 66 anos e 7 meses de idade, para homens e mulheres;
- Não ter vínculo empregatício.
Os trabalhadores autônomos e empresários também podem se aposentar na Itália, desde que tenham contribuído para o sistema de previdência social italiano por um período mínimo de 20 anos.
Qual a idade mínima para aposentadoria na Itália?
A idade mínima para se aposentar na Itália depende do tipo de aposentadoria que o trabalhador deseja solicitar. Atualmente, existem três tipos de aposentadoria na Itália: aposentadoria por idade, antecipada e por tempo de contribuição.
Aposentadoria por idade
Para a aposentadoria por idade, a idade mínima atual na Itália é de 67 anos para homens e mulheres. Isso significa que os trabalhadores que atingirem essa idade podem solicitar a aposentadoria, desde que tenham contribuído para o sistema de previdência social italiano por pelo menos 20 anos.
Aposentadoria antecipada
Para a aposentadoria antecipada, os trabalhadores podem solicitar aposentadoria a partir dos 63 anos de idade, desde que tenham contribuído para o sistema de previdência social italiano. No entanto, essa opção pode levar a um corte no valor da aposentadoria.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Por fim, a aposentadoria por tempo de contribuição exige que os trabalhadores tenham contribuído para o sistema de previdência social italiano por um período mínimo de 35 anos para homens e 31 anos para mulheres, sem nenhuma exigência de idade mínima.
Consulado italiano de Curitiba: tudo o que você precisa saber
Sobrenomes italianos: os mais populares
Qual valor da aposentadoria italiana?
O valor da aposentadoria na Itália pode variar dependendo de vários fatores, como o tempo de contribuição, o valor das contribuições, a idade e o tipo de aposentadoria que o trabalhador solicita.
Atualmente, o valor máximo da aposentadoria na Itália é de cerca de 3.200 euros por mês, 18.220 reais aproximadamente. No entanto, a maioria das aposentadorias na Itália é muito menor do que esse valor máximo, com muitos aposentados recebendo cerca de mil a 1.500 euros por mês.
Qual o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria italiana?
Como vimos acima, o tempo mínimo de contribuição para a aposentadoria italiana é de 20 anos. Isso significa que, para ser elegível para a aposentadoria na Itália, o trabalhador deve ter contribuído para o sistema de previdência social italiano por pelo menos 20 anos.
Claro, esse tempo pode variar de acordo com o tipo de aposentadoria que você irá solicitar, mas a “regra” são duas décadas completas.
Sou brasileiro e trabalhei na Itália, posso me aposentar lá?
Sim. Acontece que existe um acordo bilateral entre as previdências aqui do Brasil e da Itália, fazendo com que um brasileiro possa se aposentar em território italiano somando o tempo de contribuição nos dois países. Ou seja, sua contribuição ao INSS não será perdida.
Uma dica se você pretende se mudar para a Itália e, quem sabe, se aposentar no país da bota é: continue pagando o INSS no Brasil, assim você irá reduzir o tempo de contribuição na Itália e aproveitar de uma aposentadoria em um dos melhores países da União Europeia.
Qual país se aposenta mais cedo?
Em geral, é possível dizer que a idade mínima de aposentadoria na Itália é mais alta do que no Brasil. No entanto, a aposentadoria antecipada é uma opção no país italiano, dependendo do tempo de contribuição e da categoria profissional.
Ou seja, o país também pode permitir que alguns trabalhadores se aposentem mais cedo.
Mas veja que a diferença de idade para se aposentar não é discrepante: no Brasil, a idade mínima de aposentadoria é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
Enquanto na Itália nós vimos que a idade mínima de aposentadoria é de 67 anos para homens e mulheres.
Esteja sempre antenado aos seus direitos
A aposentadoria é um tema importante e delicado em qualquer país do mundo. É importante que os trabalhadores estejam cientes dos requisitos e procedimentos de aposentadoria em seu país de origem e, se necessário, busquem orientação de especialistas para tomar decisões informadas sobre o futuro de suas finanças pessoais.
E nós da Cidadania4u contamos com os melhores especialistas do mercado! Clique no banner abaixo e saiba se você tem direito ou não de aproveitar a aposentadoria italiana.
Respostas de 40
Minha famiglia é toda italiana. Sou aposentados do Tribunale de Justica de São Paulo e gostaria de morar na Italia para sempre. Posso? Sem a cudadania italiana?
Olá, Janeth!
É possível se você tiver visto de trabalho ou tempo de residência. Após 10 anos de moradia na Itália você pode receber a naturalização. Ou se já quiser ir como cidadão italiano, pode fazer o processo de cidadania via judicial em São Paulo.
Ciao, tenho 20 anos de contribuiçao aqui no Brasil, vou morar na Italia…devo contribuir autonomo por qto tempo na italia , antes da idade prevista para a aposentadoria.
Olá, Antonio!
Para confirmar quando poderá pedir a aposentadoria é preciso solicitar o “estratto conto INPS”. Quem cuida de assuntos de aposentadoria são os Patronatos e não os consulados.
Acesse o link do Patronato de São Paulo que pode te ajudar
Ciao ,, Tenho Cidadania italiana minha Esposa nao ainda…Gostaria de saber os procedimentos para fazer a cidadania dela.
Olá, Antonio!
Se vocês forem casados no civil há no mínimo 3 anos ela pode dar entrada no processo de cidadania por matrimônio. Se tiverem filhos menores o prazo é de 1 ano e meio.
Uma outra exigência é que o solicitante tenha nível B1 de italiano.
Vamos te enviar um email com mais informações sobre o serviço, ta bom?
Bom dia tenho 49anos e 23 anos de contribuição especial com insalubridade , pretendo morar na Itália lá tenho que trabalhar mais quanto tempo para requerer a aposentadoria ,
Olá, Ivo!
Para questões de aposentadoria recomendamos que entre em contato com o patronato que atende sua região.
Para pessoas que tem cidadania italiana mas mora em outro país da Europa ,exemplo Inglaterra como é feito para obter aposentadoria , no caso teria que pagar o INPS italiano?
Olá, Ramon!
Para resolver sua aposentadoria como cidadão italiano recomendamos que procure o Patronato Italiano que te atende. 😀
Me envie também
[email protected]
Olá, Guilherme!
Vamos te enviar um email para conversarmos com você 😀
Obrigado pelo retorno e dúvidas foram esclarecidas pelo site ” cidadania 4U “. Atenciosamente , R.A.
Por nada, Roberto!
Precisando é só chamar a gente 😀
Estou morando na italia a 2 anos tenho a dupla cidadania, tenho 23 anos de contribuição no Brasil, ak só tenho 3 meses registrada mas em 1990.
Bom dia!
Meu esposo tem cidadania italiana,é aposentado por invalidez no Brasil.Existe algo que o ampare na Italia?Ou seja ,ele tem algum direito?
Outra dúvida é com relaçao ás nossas filhas,com 23 e 25 respectivamente.Elas podem contribuir na Italia para futuramente ter direito a aposentadora mesmo morando no Brasil?
Certa de que serei prontamente atendida,agradeço antecipadamente.
Olá, Roseanna!
Em casos que envolvem aposentadoria aconselhamos que procure o patronato que atende a sua região.
Já sou aposentada tenho uma renda que dá para viver modestamente em alguma cidade da Itália, como proceder?
Olá, Nely!
Para questões de aposentadoria recomendamos que entre em contato com o patronato que atende à sua região.
Eu recebo mais ou menos 1000 euros e vivo bem aqui na Itália. Não pago aluguel.
Olá Odete. Gostaria de conversar mais com vc, saber mais da sua experiência.. Por faor, poderia fazer contacto? [email protected]
Sou cidadão Italiano e moro no Brasil, Existe o beneficio assistencial pra Idoso para quem contribuir no minimo de 5 anos pra a previdência como autônomo na Italia ?
Olá, Ricardo!
Nesse caso, aconselhamos que procure o patronato que atende a sua região. Eles não são vinculados ao consulado, mas assessoram em questões de aposentadoria.
Ricardo , existe para as pessoas que se cadastram no INSS da Italia e pagam a contribuiçao como uma pessoa que faz os serviços para a familia; ex. o trabalho de dona de casa.
Tenho 62 anos e já sou aposentado aqui no Brasil. Vou fazer minha cidadania italiana esse ano ainda. Consigo me aposentar por idade obtendo essa cidadania italiana ? Sem perder minha aposentadoria aqui no Brasil?
Olá, Roberto!
Conseguimos te ajudar quanto à sua cidadania italiana. Vamos te enviar um email para entender melhor sobre seu caso.
Sobre a aposentadoria, vamos deixar aqui o conteúdo em nosso blog que explica sobre aposentadoria na Itália.
Minha esposa possui 56 anos e já adquiriu a cidadania italiana, somente faltando a emissão do passaporte que sairá este ano. Eu possuo 61 anos e já sou aposentado e não tenho cidadania italiano, já que não sou descendente de italianos. Gostaria de obter informações se podemos fixar nossa residência na Itália, assim que a minha esposa também se aposentar, Caso positivo, como podemos proceder para tal?
Olá, Vilmar!
É possível sim que vocês consigam fixar residência na Itália. Importante que o casamento de vocês já tenha sido informado junto ao governo italiano. Primeiramente, você deve requerer um visto junto ao consulado competente e, ao chegar na Itália, você deverá comparecer ao comune da cidade onde desejem morar e requerer a permissão de moradia.
Bom dia!
minha sogra e o neto tem o passaporte italiano e eu nao consigo fazer a residencia deles aqui na italia por que o comune pede o endereco do AIRE atual mas nao conseguimos encontrar. Considerando que o AIRE do meu marido estava no comune de San Nazario quando chegamos aqui e nao tivemos nenhuma dificuldade na época, pensamos que o deles tambem estivessem la, mas nao está, pergunto…Como fazemos a inscricao deles no AIRE se ja estao na italia, com trabalho fixo há mais de 5 meses?
Desde ja agradeco a orientacao.
Atenciosamente,
Olá, Catia!
Temos um setor especializado em AIRE que pode te ajudar através de uma verificação para checar qual a atual situação e então oferecer uma solução. Nossa equipe irá entrar em contato com você.
Olá gostaria de saber mais sobre a Itália.
Olá Jorge!
Confira os nossos outros posts em nosso blog sobre curiosidades da Itália, ou fique de olho nas nossas rede sociais que sempre estamos postando algo sobre o país também.
Olá, tudo bem?
Excelente iniciativa de levar conhecimento, isso com certeza irá ajudar muita gente.
Só senti falta do link ou menção de qual Lei/tratado que ampara esse acordo.
Parabéns!!!
Muito obrigado, Adriano!
Pegamos o seu feedback e iremos melhorar nisso 😀 Seja muito bem-vindo e qualquer dúvida é só chamar a gente!
Bom dia, trabalhei 26 anos no Brasil e 11 anos na Italia, tenho 63 anos portanto me enquadro na cota 100 anos italiana.
Porem ao solicitar a aposentadoria tive como resposta que não poderia porque o acordo Brasil e Italia não preveem o accumulo contributivo e somente o de assistencia medica.
Olá Nelson
Infelizmente nós não lidamos com assuntos relacionados à previdência social. Nós indicamos que você procure o Patronato Italiano mais próximo, que é o órgão competente para resolver esses assuntos. Abraços!
Bom dia!
Nasci na Itália, porém moro no Brasil desde pequena. Hoje tenho a dupla cidadania italiana e o passaporte europeu.
Gostaria de saber como posso contribuir com a “Pensione di Vecchiaia”, para ter direito a aposentadoria italiana.
Obrigada
Olá Katherine!
O ideal é que você procure um patronato italiano, que é o órgão responsável por questões de aposentadoria italiana para te ajudar.
Tenho cidadania tambem italiana , sou aposentada mas gostaria de abrir mão de minha cidadania brasileira e assumir so a italiana pois pretendo morar lá. Tenho direita a continuar recebendo minha aposentadoria?? ou no momento que perder fico sem salario?
Olá! Você pode receber sim a aposentadoria por lá, mas não precisa abrir mão da brasileira.