Todo descendente de italiano — que já tem ou não a cidadania italiana — precisa saber o que é o Italea Card.
Depois da divulgação do visto que vai facilitar a imigração de jovens ítalos descendentes, o Governo da Itália disponibiliza mais um programa que facilita a entrada no país.
Inicialmente, o benefício faz parte do Plano de Recuperação da Resiliência Nacional, elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Nacional italiano.
Assim, o Card surgiu com o objetivo principal de promover o fluxo de visitas a locais de origem por descendentes de italianos e originários do mundo.
Ou seja, também podemos caracterizar o projeto como um grande incentivador ao Turismo de Raízes, aquele que facilita a vista de descendentes ao país originário de seus ancestrais.
Contudo, os benefícios que o Italea Card proporciona não se limita apenas aos italianos residentes no exterior.
Por exemplo, o programa também visa incentivar o setor terciário da Itália, principalmente os comércios que estão associados ao turismo.
Como funciona o Italea Card?
Em resumo, o Italea Card oferece acolhimento, benefícios e descontos aos descendentes de italianos que desejam conhecer a Itália seguindo os passos da história da sua família.
O projeto disponibiliza uma série de serviços turísticos, como: palestras, roteiros, workshops, descontos em redes de hotelaria e restaurantes, entre outros.
No geral, o Italea Card propõem ações que facilitam a estadia dos descendentes em todas as regiões da Itália.
Além disso, o programa oferece oficinas de raízes, que aprofundam o conhecimento dos descendentes de italianos na cultura de origem do seu ascendente.
Como ter acesso ao Italea Card?
Para usufruir dos benefícios do Italea Card, o descendente precisa se registrar na plataforma oficial do programa e, assim, inserir algumas informações sobre o antepassado italiano.
Quanto mais informações o interessado tiver sobre o seu ascendente, mais pontos acumulados no Italea Card e mais chances de adquirir os descontos na Itália.
Como já dito anteriormente, não é necessário possuir a cidadania italiana para fazer parte do programa.
Contudo, o descendente deve ter em mãos algumas informações sobre o seu antepassado, como a região de origem, por exemplo.
Durante o cadastro no site, o interessado também deve informar quando deseja ir e qual o motivo da viagem — turismo, arte e cultura, gastronomia ou investigação genealógica.
Com a inscrição devidamente realizada, o descendente pode emitir o seu Italea Card, cartão que dá acesso a todos os benefícios já mencionados.
Principais benefícios:
- Descontos em hospedagem nas redes de hoteis cadastradas no programa;
- Descontos em vinícolas e restaurantes;
- Desconto de até 10% em passagens aéreas da companhia ITA Airways.
Para acumular pontos no Italea Card, é permitido fazer uma pesquisa genealógica?
Sim, é possível realizar uma pesquisa genealógica para adquirir informações sobre o ancestral e, assim, acumular mais pontos no Italea Card.
Aliás, segue aqui os principais sites para realizar esse tipo de pesquisa:
Documentos para rastrear as raízes familiares
- Certidões de nascimento, casamento e óbito;
- Registros Paroquiais;
- Censos;
- Registro de Imigração;
- Testamentos de escrituras e inventários;
- Fotografia de familiares;
- Correspondências familiares;
- Registros Militares;
- Registros de Naturalização;
- Histórias da Família.
O Italea Card ajuda a tirar a cidadania italiana?
O programa Italea Card não oferece nenhum tipo de suporte para que os descendentes possam tirar ou iniciar o processo de cidadania italiana.
Já que o foco do projeto é apenas proporcionar uma viagem imersiva para que os visitantes possam redescobrir suas raízes e, consequentemente, fortalecer o comércio italiano.
Sendo assim, caso o seu interesse seja a conquista da cidadania italiana, a Cidadania4u pode te ajudar em todas as etapas desse objetivo.
Veja o vídeo a seguir:
2024 é o Ano das Raízes Italianas no Mundo
Este ano, o governo italiano se dedica a acolher não só os italianos que residem no exterior, mas também os descendentes de italianos nascidos fora da Itália.
Dessa maneira, diversas regiões do país organizam diversos eventos, com o intuito de reaproximar os italianos de suas verdadeiras raízes.
Mais de 800 municípios da Itália aguardam visitantes (que possuam alguma ligação com o país) do mundo inteiro, durante todo o anos de 2024.
Ou seja, a Italea Card surge como uma alternativa para facilitar esse grande encontro e, assim, fortalecer as histórias de milhares de famílias espalhadas ao redor do globo.