Imagina que, enfim, você vai viajar para um país recheado de cenários fantásticos, cidades com pontos turísticos incríveis e que, além de tudo isso, possui uma das gastronomia mais deliciosas do mundo inteiro…
Em outras palavras, você está realizando o sonho de conhecer uma das regiões da Europa mais requisitadas pelos turistas de plantão: a Itália.
Contudo, esse tão aguardado momento pode ser seriamente prejudicado pela pressa do cotidiano e pela falta de uma melhor organização.
Ou seja, não montar um bom roteiro de viagem antes de embarcar para o país da bota pode ser um erro fatal e que não te deixará aproveitar o que de melhor esse lugar tem a oferecer.
Dessa forma, a Cidadania4u preparou este artigo para que você possa decidir o que fazer na Itália antes de ir se aventurar pela Europa e, assim, curtir tudo de bom que há para curtir por lá!
O que fazer na Itália?
Primeiramente, sabia que para visitar todos os principais pontos turísticos italianos levaria cerca de 3 meses?
Assim, a não ser que você esteja de mudança para lá, é quase impossível curtir todas essas atrações em uma única viagem.
Desse modo, saber o que fazer na Itália de forma antecipada é uma excelente forma de otimizar o seu tempo de visita ao país e assim conseguir conhecer tudo o que você deseja.
Trip de carro pela Toscana
Uma ótima forma de conhecer os famosos campos floridos de girassóis, os vinhedos, as estradas ladeadas e as cidades medievais italianas é fazendo uma pequena viagem de carro pela região da Toscana.
Contudo, para conhecer e aproveitar todo esse cenário, é necessário alugar um carro, já que o sistema de transporte básico da Itália não te permite realizar essa maravilhosa façanha.
Além disso, o preço do aluguel de carro por lá não é tão caro e a excelente infraestrutura das estradas italianas também torna esse evento para lá de especial.
Tirar um foto segurando a torre de Pisa
Pode parecer clichê, mas tirar aquela famosa foto segurando a torre Pisa pode ser umas das melhores coisas para se fazer na Itália.
Uma outra vantagem, é que a cidade de Pisa fica na região de Toscana, assim, é possível organizar dois passeios ao mesmo tempo.
A Torre de Pisa é o erro arquitetônico mais famoso do mundo: o monumento de quase 57 metros é inclinado em 4 graus, o que dá todo um charme à obra.
Outro fato curioso sobre esse ponto turístico, é que a tal “torre” italiana, na realidade é uma campanário de uma igreja medieval.
Assim, também é possível conhecer o interior da igreja e, caso você tenha muita coragem, até subir na torre.
Passear de gôndola em Veneza
Esta é uma excelente dica para os casais apaixonados (mas serve para todo mundo também, viu?): dar uma romântica volta pelos canais de Veneza.
Além de ser uma cidade medieval, Veneza está sobre 117 ilhas que são ligadas por muitas e muitas pontes.
Assim, o passeio de gôndola, que é um barquinho preto bem simpático, pelo Canal Grande da cidade é uma das atividades mais procuradas pelos turistas que visitam o país.
Desse modo, o que dá todo o charme para essa região da Itália é a própria composição da cidade: prédios antigos, ruas aconchegantes e cheias de atrações locais.
Veneza ainda abriga a famosa praça de São Marcos, onde estão situadas a basílica e o campanário de mesmo nome.
Visitar o Coliseu
Eleito uma das sete maravilhas do mundo, o Coliseu é um ponto turístico indispensável para quem quer conhecer o melhor da Itália!
Esse grande monumento fica localizado no centro histórico da capital do país e é uma grande atração em qualquer horário do dia.
O Coliseu é uma espécie de anfiteatro construído ainda na era clássica de Roma, com a finalidade de dar palco para combates entre gladiadores, encenações de batalhas e peças dramáticas.
Atualmente, sua fachada ainda conserva uma parte considerável do mármore original usado na sua construção.
Além disso, no período da noite, o monumento é completamente iluminado, o que permite que ele seja observado por diversos locais da região, principalmente das ruínas do Foro Romano.
Peregrinar até as Basílicas Papais
Visitar as 4 Basílicas Papais foi uma imposição da igreja católica, ainda da era medieval, para os fiéis que desejavam alcançar o perdão por seus pecados.
Contudo, esses monumentos italianos não são importantes apenas para os religiosos, já que suas estruturas arquitetônicas são uma verdadeira jóia para o mundo.
Além de não precisar pagar para entrar nas basílicas, as 4 igrejas são de fácil acesso e ficam próximas ao metrô de Roma.
Por outro lado, por se tratar de uma região muito ligada à religião, é importante se atentar às vestimentas que você irá usar.
Assim, quando visitar as Basílicas Papais use roupas cumpridas, sempre abaixo do joelho, e que não exponha muito do corpo.
Se refrescar nas Fontes de Roma
Você sabia que em Roma, capital da Itália, existem mais de 2500 fontes espalhadas por toda a cidade?
Dessa maneira, é possível se refrescar tomando algumas boas goladas de água (todas possuem água limpa e potável) ou apenas apreciar as belas estruturas que muitas delas possuem.
Assim, uma fonte muito conhecida por sua composição artística é a Fontana de Trevi, sua estrutura barroca chega a medir cerca de 26 metros.
Visitar uma Vinícola
Uma boa dica do que fazer na Itália com certeza é se um passeio completo por uma vinícola da região.
Nesse sentido, muitos hotéis italianos oferecem esse tipo de entretenimento, com direito à degustação de vinho e visita por toda área do local.
Contudo, essa atividade costuma ser muito requisitada pelos turistas e deve ser planejada com uma maior antecedência.
Apreciar os museus de arte de Florença
Florença, além de ser a cidade toscana mais famosa do mundo, é também conhecida como a o “berço da renascencia”.
Dessa forma, essa região italiana é repleta de igrejas, palácios, museus e vários outros lugares interessantes.
Os turistas geralmente iniciam a visita aos monumentos com uma caminhada na Piazza del Duomo, o coração da Florença.
Logo depois, a Galeria Uffizi, conhecida também por sua gigantesca coleção de obras renascentistas, se torna a grande atração da cidade.
Conhecer a casa de Romeu e Julieta em Verona
Agora, uma outra dica para os casais apaixonados: a cidade de Verona é conhecida como a cidade do turismo romântico!
Além disso, essa região italiana abriga um dos maiores anfiteatros do mundo (e também símbolo da cidade), a Arena de Verona.
Outro atração turística é a casa de Romeu Julieta, uma belíssima construção no estilo gótico, onde é possível encontrar a estátua dos dois personagens.
Verona também possui um famoso mercado de frutas e legumes, o Piazza Delle Erbe, rodeado de antigos prédios medievais.
Visitar o Museu de Antiguidades Egípcias de Turim
O que fazer na Itália? Que tal conhecer um pouco mais sobre o antigo Egito?
Sim, a região italiana conhecida como Turim abriga um dos maiores museus de antiguidades egípcias fora do Egito!
Com mais de 6.500 peças em exposição, o Museo delle Antichità Egizie di Torino está repleto de antigas estátuas, sarcófogos, mumias e jóias raras do antigo Egito.
Além disso, há muitos outros pontos turísticos interessantes em Turim, como o Museu Nacional de Cinema e a Capela de Santo Sudário, uma verdadeira obra prima barroca.
Quais são os 3 lugares mais lindos para visitar na Itália?
Ao chegar em algum aeroporto italiano, já é possível notar que a Itália possui um visual diferenciado e muito bonito.
Assim, também listamos os 3 lugares mais lindos para você visitar quando estiver curtindo suas férias por lá!
Cinque Terre
Localizada na zona litorânea da Itália, a Cinque Terre é composta por cinco vilarejos medievais: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterrosso al Mare.
Assim, essa região abriga um grande número de praias e também é conhecida por abrigar famosas vinícolas italianas.
Sicília
A Sicília é a maior ilha do Mar Mediterrâneo e também conhecida por ser banhada por belíssimas águas cristalinas.
Além de ser rica em belezas naturais, essa região italiana também é bastante popular por sua excelente gastronomia.
Costa Amalfitana
E para finalizar: a Costa Amalfitana, região litorânea localizada ao sul da Itália disposta a 50 km às margens do Mar Tirreno.
Desse modo, as praias paradisíacas praias desse local costumam atrair bastante turistas, principalmente na época do verão.
Além disso, esse local é considerado patrimônio da UNESCO e é caracterizado por cenários naturais maravilhosos que vão muito além mar de cor azulada.
Como a Costa Amalfitana é composta por várias cidades, visitar essa região é um ótima pedida para quem gosta de longas caminhadas, sempre acompanhadas de várias paisagens lindas.
Buon viaggio!
Agora que você já sabe o que fazer na Itália, ficou muito mais fácil planejar aquela viagem para o país da bota, não é mesmo?
Assim, acompanhe também as outras postagens do blog do Cidadania4u para ficar por dentro das principais novidades em relação à cidadania italiana e às curiosidades desse maravilhoso país!
Respostas de 4
Boa tarde!
Estamos querendo ir em setembro para a Itália, 15 dias, com tantos lugares bonitos que vi aqui no site de vcs, fica difícil definir qual o melhor lugar para ir, um lugar que me chamou mto a atenção foi o Cinque Terre. Primeiro queremos ir em Roma, vcs tem alguma indicação?
Olá, Roberto!
Temos um artigo que fala sobre os principais pontos turísticos de Roma!
Boa viagem!
Vamos para Itália por 7 dias em julho alguma sugestão de o que fazer?! Chegaremos em Roma
Quem maravilha, Márcia! Recomendo seguir o roteiro de artigo! Mas aqui em nosso blog, tem muitas outras dicas de onde ir na Itália!
Boa viagem e abraços!