O atual salário mínimo da Espanha é de 1.134 euros. Ou seja, 314 euros a mais do que o atual salário mínimo de Portugal, que é de 820 euros.
Contudo, é importante ressaltar o seguinte fato: o custo de vida em Portugal, mesmo com a recente alta do aluguel no país, é bem mais barato do que na Espanha.
Informações financeiras à parte, se você planeja morar na Europa, estar por dentro dos vencimentos de cada país do continente é uma excelente forma de selecionar a região que melhor atende à suas expectativas.
Sendo assim, neste post, falo sobre alguns detalhes do salário mínimo, ou melhor, do sueldo mínimo interprofesional (SMI) espanhol.
Segue aqui para saber mais!
Quanto é o valor do salário mínimo na Espanha hoje?
Como já mencionado, o sueldo mínimo interprofesional é de 1.134 euros, o que equivale a um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Em 2023, o salário mínimo na Espanha era de 1.080 euros brutos mensais, o que representa um aumento de 8% em relação ao período anterior.
A boa notícia é que esse valor vem apresentando um crescimento gradual nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2013 os trabalhadores recebiam 645,40€.
A mudança nessa cifra é impulsionada por uma maior conscientização sobre os direitos dos colaboradores e as necessidades econômicas das famílias, assim como o custo de vida na Espanha.
O salário mínimo se aplica para todos os trabalhadores maiores de 18 anos que atuam em tempo integral e em qualquer setor econômico.
Já para aqueles que atuem em tempo parcial, o contracheque é proporcional ao número de horas trabalhadas.
Vale lembrar que o salário mínimo é apenas uma referência e não necessariamente reflete o valor real dos salários pagos em cada organização.
De fato, muitas empresas oferecem remuneração acima do mínimo legal para atrair e reter talentos qualificados, especialmente em áreas como tecnologia, engenharia e saúde.
Como é feito o reajuste do salário mínimo na Espanha?
O reajuste do salário mínimo da Espanha está estabelecido na constituição do país, que assume o compromisso assumido por meio da ratificação da Carta Social Europeia.
O trato proposto pelo Conselho da Europa estabelece a melhoria do poder de compra da moeda espanhola por meio da reavaliação do valor fixado ainda no ano anterior e a subida do IPC (Índice de Precios Consumo).
Desse modo, o IPC acompanha o aumento do custo de vida da Espanha e, consequentemente, o salário mínimo do país também se adapta a essas mudanças.
O sueldo mínimo interporfesional é pago em 14 parcelas anuais. Ou seja, o trabalho recebe anualmente 12 parcelas, e as outras 2 são diluídas na folha de pagamento.
Quanto é o custo de vida na Espanha?
Posso dizer que o custo de vida da Espanha está por volta dos 1.900 euros, considerado apenas gastos básicos, como: aluguel, alimentação, transporte e lazer.
Quanto custa tirar a cidadania espanhola? Preço e valores atualizados 2024
Dá para viver com um salário mínimo na Espanha?
Como já expliquei anteriormente, o salário mínimo espanhol se ajusta à realidade econômica do país, o que torna possível viver com o valor desse vencimento.
É claro que o trabalhador que se sustenta apenas com o sueldo mínimo terá um padrão de vida sem grandes luxos, principalmente no quesito moradia.
Já que, dependendo da região, o valor do aluguel pode variar entre 600 e 1000 euros. Contudo, em cidades menores, o aluguel do metro quadro é mais em conta.
Veja a média de valores para os salários na Espanha e oportunidades para entrar no mercado de trabalho
Para morar na Espanha, muito provavelmente você terá de encontrar uma posição para trabalhar e conseguir pagar as contas, não é mesmo? Existem muitas oportunidades de emprego em solo espanhol em setores como:
- turismo;
- comércio;
- serviços;
- tecnologia;
- indústria;
- e saúde.
Na área da informática e avanços tecnológicos, por exemplo, o salário anual pode ser de até 47.000 euros Já um diretor de recursos humanos ganha cerca de 46.750 euros por ano. Um agente imobiliário, por sua vez, chega a receber até 55.000 euros.
O país tem, ainda, um forte ecossistema de startups e uma grande variedade de empresas multinacionais que oferecem oportunidades de trabalho para profissionais qualificados.
Tenha em mente também que os salários variam consideravelmente dependendo do setor e da experiência do trabalhador.
Como morar na Espanha sem visto?
Para morar não só na Espanha, mas em todos os países que fazem parte da União Europeia (UE) e a Suíça, basta tirar a cidadania europeia, como a italiana, espanhola e portuguesa.
Além de conceder o benefício do livre trânsito entre os países citados, a cidadania europeia confere ao portador todos os direitos e deveres que qualquer cidadão da Europa tem.
Vale mencionar que o Brasil possui mais de 30 milhões de descendentes de europeus que podem requerer a cidadania dos seus antepassados.
Se você possui um sobrenome europeu, já é um forte indício que sua família possui laços com o Velho Continente.
🤔 Que tal investigar a história da sua família mais afundo?
Outros benefícios da cidadania europeia
- Facilidade na imigração para a Itália, Portugal, Espanha e outros países que compõem a União Europeia;
- Proteção burocrática e diplomática a mais ao proprietário da cidadania espanhola;
- Direito ao voto na Europa;
- Acesso à justiça europeia (União Europeia);
- Facilita a busca por empregos, a abertura de empresas e a realização de investimento não só na Europa, mas em países como os Estados Unidos e Canadá;
- Isenção de vistos para entrar e viver em diversos países do continente europeu, como a França, Holanda e Suécia.
- Facilidade de entrada em mais de 190 países, como: Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Ou seja, não é preciso apresentar nenhum visto na entrada, pois o passaporte espanhol já é suficiente.
Cidadania4u, a maior empresa de cidadania da América Latina!
Agora que você já sabe quanto é o salário mínimo da Espanha, que tal conhecer a maneira mais prática de conquistar a sua cidadania europeia? Veja o vídeo a seguir:
🚨 Não perca essa oportunidade! Clique no banner logo abaixo e receba o orçamento da sua cidadania em até 2 minutos!