Assim como nós aqui do Brasil comemoramos um marco incrível da nossa história no 7 de Setembro, dia da Independência, a Itália comemora o 2 de junho, Dia da República Italiana! Agora que você já sabe qual o motivo da celebração, que tal aprender um pouquinho mais sobre esse dia e sua importância para nossos queridos amigos italianos?
Quando é o Dia da República Italiana?
O dia que é comemorado a mudança da monarquia para a república e considerado um marco para a cultura italiana acontece no dia 2 de Junho! Mas o que sabemos da história desse dia e como aconteceu o processo? Temos que voltar aos livros de História!
Durante nossos anos de escola, aprendemos sobre as Guerras Mundiais e como elas afetaram todo o globo terrestre. Pois bem, a Itália foi uma dos afetados! Após passar por um governo fascista (com grandes raízes tiradas do nazismo de Hitler), a Itália se viu num momento de mudança.
Claro, não foi o dia exato que aconteceu a mudança de governo, mas foi a data de início! A verdade é que a Itália só passou a ser realmente uma República em 1948, dois anos depois do referendum, no primeiro de Janeiro! Que jeito bom de começar o ano, não acha?
Mas Cid, por que 2 de junho se tornou o Dia da República Italiana?
Bem, após um longo referendum (uma espécie de assembleia geral) que durou dois dias, 2 e 3 de junho do ano de 1946, daí a representatividade do 2 de Junho, o modo de governo adotado foi a República, nascendo, assim, o Dia da República Italiana! O grande diferencial da época foram os votos pertencentes às mulheres italianas, que representaram maioria durante as votações.
E você deve se perguntar se não aconteceu algo estranho durante essa votação, né? Pois é, e teve! O primeiro Presidente após a mudança de estilo de governo foi Luidi Eunaudi, que, por ironia, tinha deixado seu voto para os monarcas durante ass votações em 1946!
Diferente dos seus vizinhos franceses, ao migrar para a República, os monarcas italianos não passaram pelas mãos afiadas da Guilhotina; o antigo Rei Umberto II residiu em Cascais, Portugal, durante seu exílio.
Qual a importância do dia 2 de junho na Itália?
Esse dia marcou a história Italiana e o continuou a fazer ao longo dos anos. Em 1977, devido a uma crise econômica enorme que atingiu todo o país, o feriado foi “deslocado” para o primeiro domingo do mês de Junho, para que não atrapalhasse os dias laborais.
O que não se esperava foi que demoraram mais de 30 anos para que mudassem a data para o dia 2 mais uma vez, ação adotada por Carlo Azeglio, então Presidente da época.
Como é comemorada a Festa Della Repubblica Italiana?
Essa é a pergunta de milhões! Estamos acostumados com nosso 7 de Setembro aqui no Brasil, com nosso show de fumaça presidido pelo corpo da FAB. E a Itália não fica atrás!
Lá eles também realizam uma parada militar na Via dei Fori Imperiali, em Roma, com um diferencial: eles levam os representantes de todas as forças armadas do país. Assim como nós temos nossa esquadrilha de fumaça, eles também possuem a deles! Frecce Tricolori, nome dado pelos italianos, tem seu reconhecimento em todo o país.
Escrito em sua constituição, a Itália é um país que repudia a guerra, e durante o evento, os atos recordados são os de paz que o país trouxe ao longo de sua história, como os voluntários da cruz vermelha entre os militares!
Comemoramos o Dia da República Italiana no Brasil?
Como você já deve saber, nós brasileiros não compartilhamos a mesma emoção neste dia. Temos a nossa própria comemoração de um marco do nosso próprio país em Setembro, dia 7. No entanto, algumas comunidades Ítalo-Brasileiras celebram o Dia da República Italiana por aqui, para preservar a memória de seus antepassados.
Curioso em saber mais sobre a Itália e seus dias festivos? Quer ficar por dentro de como é ser um cidadão italiano e compartilhar da compaixão de nossos amigos de fala latina? Assine nossa news!